título do trabalho
work title
data
date

United States (série mexicana), 1997

United States (Mexican series), 1997
17 imagens digitais em jato de tinta (processo Iris) em molduras de madeira pintada (16 retratos fotográficos e 1 mapa)
16 impressões 80 x 59 cm e 1 impressão 40 x 59 cm
17 Iris prints on painted wood frames (16 photographic portraits and 1 map)
16 prints 80 x 59 cm and 1 print  40 x 59 cm
Tijuana é a cidade situada mais ao noroeste da República Mexicana, na costa do Pacífico e sua população é constituída por cerca de 50% de imigrantes, uma mistura de pessoas provenientes de todos os estados mexicanos, que trabalham, vivem da caridade alheia ou simplesmente “esperam”. Os 32 estados mexicanos estão representados, em uma escala reduzida, na paisagem urbana que se comprime contra o muro de divisa com os Estados Unidos. Paradoxalmente, a identidade de Tijuana é a falta de identidade de um povo que convive em estreita intimidade com o Outro e a mais forte manifestação da Mexicanidad.

Em Tijuana, a barreira física e econômica estabelecida entre os Estados Unidos e a República Mexicana cria uma “zona de densidade” do lado mexicano, traduzida por uma tempestade sensorial: profusão de cores, pessoas, sabores, cheiros, sons, calor, sexo, etc. Tijuana parece seduzir o vizinho através da amplificação de seus atributos naturais, explorando intencionalmente a ingenuidade e os sentidos do Outro. Esse jogo jamais aconteceria sem todo o contingente de trabalhadores imigrantes que fazem, temperam, disfrutam e oferecem esse caldeirão cultural.

Nascido em Nayarit e residente em Tijuana, Eduardo Zepeda, fotógrafo especializado em retratos de casamento, foi convidado a documental o eternal moment dos imigrantes de cada estado da República em seus respectivos locais de trabalho. Mais do que um simples fotógrafo, Zepeda foi o porta-voz da complexidade da paisagem humana, transposta em uma série de 16 imágens que representam os Estados Unidos de Tijuana.

Rosângela Rennó, 1997
Tijuana is the most northern and western city of Mexico, placed in the Pacific coast and 50% of its population is comprised of immigrants, a patchwork of people proceeding from all the states, working, living on charity or simply “waiting”. The 32 Mexican states are represented, in a small scale, in the urban landscape that presses itself against the frontier wall which separates them from the United States. Paradoxically, the identity of Tijuana is the lack of identity of a people who live in close intimacy with the Other and the strongest manifestation of the Mexicanidad.

In Tijuana the physical and economic barrier established between USA and Mexico creates a “zone of density” in the Mexican side, translated by a sensorial storm: profusion of colors, people, flavors, smells, sounds, heat, sex, etc. Tijuana seems to seduce the neighbor through the amplification of its natural attributes, intentionally exploiting the naiveté and the senses of the Other. This game could never be played without all this contingent of working immigrants who make, spice, enjoy and offer this melting pot.

Born in Nayarit and based in Tijuana, Eduardo Zepeda, a photographer specialized in wedding pictures, was invited to document the eternal moment of immigrants from each Mexican state in their very work places. More than a photographer, he was the spokesman of the complexity of the human landscape, transposed to a group of 16 images that represented the United States of Tijuana.



Rosângela Rennó, 1997