título do trabalho
work title
data
date

hipocampo, 1995-1998

hippocampus, 1995-1998
16 textos em tinta fosforescente sobre parede, lâmpadas halógenas e temporizador
dimensões variáveis
16 texts on fosforescent paint on wall, halogen lamps and temporizer
variable dimensions
© Isabella Matheus
© Isabella Matheus
© Isabella Matheus
© Isabella Matheus
Hipocampo é o nome dado a uma região do cérebro onde se acredita que a memória esteja armazenada. Este, por sua vez, é composto pela seleção de determinados fatos, frases, situações, sensações, enfim, registros de experiências específicas. Ora, a preservação desses momentos na mente, bem como a fixação de um momento através da fotografia, é necessariamente filtrada pela perspectiva particular de cada indivíduo. Hipocampo é também o nome da instalação que Rosângela Rennó apresentou em sua recente exposição individual. Apesar de ser fotógrafa, abandonou temporariamente a câmera para se concentrar na representação mental da imagem, deixando de lado as reproduções exatas e analógicas da realidade. A instalação é composta por fragmentos de textos pintados na parede com tinta fosforescente, em perspectiva. Os textos, extraídos de jornais e 54 sobre revistas, são histórias mais ou menos trágicas, mais ou menos cômicas, histórias verdadeiras que envolvem de alguma forma a fotografia. Editados pela artista, formam o seu “Arquivo Universal” que lhe permite resgatar acontecimentos anteriormente mostrados ao público, mas que se apagaram da memória com o passar do tempo. 

Ao substituir fotos por narrativas, a artista desafia o espectador/ leitor a fazer uso da faculdade imaginativa, ou seja, a ativar a capacidade de formar suas próprias imagens mentais a partir de um determinado repertório. Os textos, transcritos literalmente em perspectiva (diversos entre si), acentuam o comprometimento pessoal de seus diferentes autores e consumidores. Em instalações anteriores, Rosângela Rennó esculpiu textos em gesso branco, obrigando o espectador a fazer movimentos oscilantes, em busca da melhor luz (ou da melhor sombra) para ler. No Hipocampo, o texto só se torna totalmente visível quando a luz é apagada. Mas, depois de um curto período de tempo, a tinta fosforescente perde o seu potencial de irradiar luz e as letras minúsculas em perspectiva perdem a nitidez. Ao acender a luz, os textos desaparecem, camuflados nas paredes da sala. Nada é visto até que a luz seja apagada novamente. Paradoxalmente, o pico de visibilidade ocorre na escuridão total. A luz ofusca, cega e não revela nada. [...]


BARROS, Regina Teixeira. Hipocampo. In Revista Poliester vol. 4 #14, 1995-96, p. 54-55.
Hippocampus is the name given to the region of the brain in which memories are thought to be stored. Memory itself is composed of different facts, phrases, situations, sensations, records of specific experiences. Of course, the preservation of these moments in the mind, like the registration of an instant in photography, is filtered by the perspective of each individual. Hippocampus is also the name of the installation presented by Rosângela Rennó in her most recent solo show. Although she is a photographer, Rennó temporarily abandoned her camera to concentrate on the mental representation of the image, leaving aside all precise, analogous representations of reality. The installation consists of fragments of texts painted in perspective on the wall with fluorescent ink. The texts, taken from newspapers and magazines, are semi- tragic, semi-comic, real-life stories that involve photography in different ways. Edited by the artist, they constitute a Universal Archive that allows her to rescue facts known to the public but which quickly vanish from memory. 

By replacing photographs with stories, the artist challenges viewers/readers to utilize their imaginative abilities, that is, to employ their ability to create their own mental images on the basis of a particular selection. The (different) texts, transcribed in perspective, emphasize the personal commitment of their authors and readers. 

In previous installations, Rosangela Rennó sculpted texts in white gypsum, forcing the viewer move back and forth to catch the best light (or shadow) in order to be able to read them. In Hippocampus, the text becomes fully visible only when the lights are turned off. Even so, the fluorescent ink loses its brightness after a short while and the tiny letters begin to fade. When the lights are turned on, the texts disappear against the background of the walls, and they cannot be seen until the lights are turned off again. Paradoxically, the greatest visibility is achieved in complete darkness. Light dazzles, it blinds and reveals nothing. [...]


BARROS, Regina Teixeira. Hipocampo. In Revista Poliester vol. 4 #14, 1995-96, p. 54-55.


outros textos

other texts