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Brasil, 2019

Brasil, 2019
sandálias havaianas customizadas e acrílico
31 x 23 x 4 cm


customized Havaianas flipflops and plexiglass support
31 x 23 x 4 cm


As sandálias Havaianas foram criadas em 1962, inspiradas nas sandálias japonesas Zori, com sola de palha de arroz, e o nome foi emprestado do Havaí, projetado por Hollywood, nos anos 60, como o lugar dos sonhos e do prazer das sociedades ocidentais. Eram distribuídas por vendedores-viajantes, em sacos plásticos, e em 1964, praticamente todo trabalhador do país usava um par. Tornou-se o calçado mais barato e popular do país. No início dos anos 70, no Brasil, a cultura “Paz e Amor” e os jovens politicamente engajados nos movimentos de esquerda adotaram as Havaianas como um símbolo libertário. Em 1999 Gaultier vestiu modelos em um desfile com as sandálias, tornando-as um sucesso mundial, que culminou com a chegada ao Oscar em 2003, quando foram presenteadas a todos os indicados, para descansar os pés durante a festa da premiação. Desde 2004 os fabricantes das Havaianas têm estado engajados nas questões ambientais e de preservação da biodiversidade, envolvendo-se em vários projetos colaborativos. Tornou-se um produto icônico, genuína e incontornavelmente brasileiro, mundialmente reconhecido, com infinitas variantes de cores, estampas e modelos. Em 2019 resolvi celebrar o retorno do país à extrema direita, numa suposta/aparente ditadura liberal, criando um novo modelo de par de Havaianas, ainda que nas tradicionais cores verde e amarela, as mais emblemáticas da bandeira brasileira. Um produto especial que já vem com a marca do fogo que queima as reservas florestais da Amazônia.


Rosângela Rennó, 2019
The Brazilian Havaianas flipflops were created in 1962, inspired by Japanese Zori, with rice straw soles, and the name was borrowed from Hawaii, designed by Hollywood as the place of dreams for the 1960s. They were distributed by traveling salesmen in plastic bags and by 1964, virtually every worker in the country wore a pair. It has become the cheapest and most popular footwear in the country. In the early 1970s, in Brazil, the Peace & Love culture and youth politically engaged in leftist movements adopted the Havaianas as a libertarian symbol. In 1999 Gaultier wore models with the flipflops on the catwalk, making them a worldwide hit, which culminated in the Oscar in 2003, when they were offered as a gift to all nominees for tired feet during the awards party. Since 2004 the Havaianas manufacturers have been engaged in environmental and biodiversity conservation issues, working for various collaborative projects. It became an iconic product, genuine and unavoidably Brazilian, recognized worldwide. In 2019 the artist decided to celebrate the return of the country to the extreme right, in a supposed liberal dictatorship, creating a new pair of Havaianas made up of two right feet, green and yellow, the most emblematic colors of the Brazilian flag. A special product that already comes with the mark of the fire that burns the Amazon forest reserves.


Rosângela Rennó, 2019