título do trabalho
work title
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date

as afinidades eletivas, 1990

the elective afinities, 1990
fotografias em película ortocromática, óleo mineral, mármore, alumínio e vidro
19 x 6 cm


orthocromatic film prints, mineral oil, marble, aluminium and glass
19 x 6 cm

© Cesar Duarte

Rennó ou a beleza e o dulçor do presente

[…] Afinidades Eletivas ou Relações Perigosas (1990) foi feito baseado em seu trabalho homônimo destruído, que fora elaborado para uma exposição e show multimídia em Belo Horizonte. O título, saído do último romance de Goethe, havia sido usado por Magritte. Rosângela Rennó constrói uma única fotografia de casamento a partir de duas imagens (dois casais diferentes) em uma moldura branca sob uma prancha de plástico com ranhuras da mesma largura das ranhuras feitas nas imagens. A isso Rosângela Rennó chama de fotografia bidimensional, porque superpõe as retículas e o plástico sobre as duas imagens. Assim, impede a leitura simultânea das duas imagens e, dependendo do ponto de vista, vê-se apenas uma delas, que se alternam com o movimento do espectador. Noutras circunstâncias, partes das imagens mesclam-se segundo um cálculo da artista. Nesse caso, de alguns pontos se podem ver dois homens ou duas mulheres que estão se casando. Num trabalho anterior, com título semelhante (Afinidades Eletivas), os mesmos casais haviam aparecido por meio de kodaliths em preto e branco entrecruzados, dentro de uma redoma com óleo mineral, que atua como uma espécie de lente sobre as imagens. Dependendo da posição do espectador, vê-se um ou outro casal ou dois homens e uma mulher ou vice-versa. […]


HERKENHOFF, Paulo. Rennó ou a beleza e o dulçor do presente (excerto de texto). In Rosângela Rennó. Edusp: São Paulo, 1996, pp. 115-191.