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 1551-2020, 2023

impressões digitais em papel de arroz Hahnemühle 110g com intervenções de carimbo e capa de vinil texturizado
21 x 18 cm (fechado) | 140 pp. + uma folha anexa

pesquisa e edição de imagens por Rosângela Rennó
fotos de Rosângela Rennó e Julia Rennó
projeto gráfico de Daniela Seixas e Benito Conrad
encadernação japonesa por Alessandra Lagun

editado pela artista
edição única
português

digital prints on Hahnemühle rice paper 110g with stamp interventions and textured vinyl cover
21 x 18 cm (closed) | 140 pp. + one enclosed sheet

research and image editing by Rosângela Rennó
photos by Rosângela Rennó and Julia Rennó
graphic design by Daniela Seixas and Benito Conrad
japanese binding by Alessandra Lagun

edited by the artist
unique edition
Portuguese


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Good Apples | Bad apples, 2023

livro impresso em Indigo digital com capa de PVC
15 x 30 cm (fechado) | 620 p + Carta Lenin

textos de Rosângela Rennó e Maurício Lissovsky
concepção de Rosângela Rennó
reproduções digitais de Edouard Fraipont e Thiago Barros
projeto gráfico de Rosângela Rennó

editado pela artista
edição de 5 + 2 a.p.
inglês
indigo digital printed book with PVC cover
15 x 30 cm (closed) | 620 p + Carta Lenin

texts by Rosangela Rennó and Maurício Lissovsky
conception by Rosângela Rennó
digital reproductions by Edouard Fraipont and Thiago Barros
graphic design by Rosângela Rennó

edited by the artist
edition of 5 + 2 a.p.
English

Lorem Ipsum...

Este documento contém o resultado de uma longa pesquisa de imagens e dados, 98% dos quais foram obtidos na Internet. Nessa tapeçaria multidimensional - uma fonte inesgotável de informações -, há essa suspensão do tempo, na qual a distinção entre passado, presente e futuro não faz sentido, transformando qualquer pesquisa em um desafio de cronologia e linearidade narrativa. Essa tarefa só foi interrompida por uma decisão meramente pragmática: a adoção de um formato impresso. Caso contrário, ela poderia ter se mantido enquanto a Internet existisse como fonte.

Esse documento impresso pode ser usado como um livro, um álbum de fotos ou um guia histórico-geográfico para uma seleção de monumentos públicos erguidos em homenagem a Vladimir Ilyich Ulianov, também conhecido como Lênin. Também pode ser entendido como um atlas gigantesco ou uma imensa colagem de fotografias impressas e anotadas, constituindo-se em um mapa-múndi fotográfico - criado a partir das normas de uma cartografia incomum - dividido em 300 partes, para facilitar seu manuseio.

Essa colagem ou, se preferir, atlas, ou guia, ou álbum, ou livro, poderia ser o esboço de um monumento/documento das relações de amor/ódio dos seres humanos e de certas sociedades com a representação escultural do grande líder comunista, além de conter o registro de algumas das muitas vicissitudes de uma categoria de objetos supostamente feitos para "durar para sempre". Entretanto, como documento/monumento, ele está fadado a um estado de eterna incompletude, pois sempre faltará alguma imagem para concluir ou comprovar a história de uma determinada estátua ou busto. Amanhã, uma nova pesquisa na Internet poderá preencher essa lacuna; talvez não...


Rosângela Rennó, 2023
This document contains the result of a lengthy research of images and data, 98% of which were obtained on the Internet. In this multidimensional tapestry — an endless source of information —, there is this suspension of time, in which the distinction between past, present and future makes no sense, turning any research into a challenge in chronology and narrative linearity. This task was only interrupted by a merely pragmatic decision: to adopt a print format. Otherwise, it could have held on for as long as the Internet exists as a source.

This printed document can be used as a book, a photo album or a historical-geographical guide to a selection of public monuments erected in honor of Vladimir Ilyich Ulianov, aka Lenin. It can also be understood as a gigantic atlas or an immense collage of printed and annotated photographs, constituting itself as a photographic world map — created from the norms of an uncommon cartography — divided into 300 parts, to facilitate its handling.

This collage or, if you prefer, atlas, or guide, or album, or book, could be the outline of a monument/document of the love/hate relationships of human beings and certain societies with the sculptural representation of the great communist leader, in addition to containing the record of some of the many vicissitudes of a category of objects supposedly made to ‘last forever.’ However, as a document/monument, it is fated to a state of eternal incompletion, as there will always be some image missing to conclude or substantiate the history of a particular statue or bust. Tomorrow, a new Internet search might fill that gap; maybe not...


Rosângela Rennó, 2023


outros textos

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Aucune Bête au Monde, 2019

livro de pintura à mão e sobrecapa pintada e emoldurada
livros de Marcel Bigeard e Marc Flament (Paris: La Pensée Moderne, 1959)
29 x 32 x 2 cm (livro fechado) | 104 pp.

editado pela artista
edição de 5 [assinada e numerada]
francês
hand-painting book and painted and framed dust jacket
books by Marcel Bigeard and Marc Flament (Paris: La Pensée Moderne, 1959)
29 x 32 x 2 cm (closed book) | 104 pp.

edited by the artist
edition of 5 [signed and numbered]
French


No momento em que as sociedades repensam a história do colonialismo europeu e os historiadores multiplicam teses sobre o tema e, em particular, sobre a guerra na Argélia, às vésperas do 50º aniversário de seu final, em 2011, o presidente Sarkozy decidiu prestar homenagem ao general Marcel Bigeard (1916 - 2010) – um dos líderes da repressão na Argélia e grande defensor das guerras coloniais – depositando suas cinzas no Palácio Nacional Les Invalides.

Segundo o historiador Alain Ruscio, o general Marcel Bigeard, lendário herói da colonização francesa, foi um militar muito vaidoso que construiu sua própria imagem de glória. "Orquestrou, com maestria, uma construção ideológica, sustentada pelos interesses da própria República, por meio de eficientes mecanismos de pressão sobre suas colônias. [...] A popularidade de Marcel Bigeard, ex-membro da Resistência em plena atividade durante as guerras na Indochina e na Argélia, se explica, sem dúvida, pela sua grande coragem física - sempre envolvido em missões perigosas, dono de um estilo rude, com um relativo respeito pelas hierarquias militar e política e, sobretudo, um sentido aguçado de comunicação. [...] Marcel Bigeard foi um autor prolífico. Sua bibliografia é longa. [...] Ele sempre falava e escrevia sobre si próprio na terceira pessoa do singular (Bigeard fez... Bigeard disse... Bigeard pensa...). Um psicanalista provavelmente veria nisso um certo umbiguismo um pouco exagerado."

Aucune Bête au Monde é um livro editado em 1959, ilustrado, à maneira das revistas de atualidades como Paris Match (fundada em 1949) e Life (1936-2000) bastante populares na época e ditadoras de um estilo de linguagem texto-imagem que foi replicado em vários países: le poids des mots, le choc des photos.  O livro foi composto por textos escritos pelo então Coronel Bigeard e fotos realizadas pelo Sargento-Chefe Marc Flament, em solo argelino, em algum momento da longa guerra pela independência da Argélia (1954-1962).   A fim de criar uma maior coerência entre as fotografias e o título do livro, decidi esconder, por meio da pintura feita à mão, todas as imagens dos militares que aparecem sobre as fotografias. Foram também realizados cortes específicos em algumas páginas para eliminar os textos que identificavam o local onde as imagens foram capturadas. Os apagamentos nas imagens e nas próprias páginas pretendem sugerir um aspecto de universalidade a partir da documentação de uma guerra específica. Que lindo teria sido se o ser animal humano não tivesse deixado nenhuma marca naquelas dunas...


Rosângela Rennó, 2019
Aucune Bête au monde is a book published in 1959, illustrated in the manner of news magazines such as Paris Match (founded in 1949) and Life Magazine (1936-2000), already very popular at the time, dictating a style of text / image language that has been reproduced in several countries: "the weight of words, the shock of photos". The book is composed with short texts, written by Colonel Bigeard, and photos taken by Staff Sergeant Marc Flament, in Algeria, in the middle of the long war for independence (1954-1962).

The artist has decided to hide, through hand-painting, all the images of the soldiers that appear on the photographs. Specific cuts have also been made on some pages to eliminate texts that could possibly identify the places where the images were captured. The erasures in the images are supposed to suggest an aspect of universality in the documentation of this specific war and were thought of as a response to the title itself, created by the author of the text which, in turn, refers to an extracted expression from the book Terre des Hommes, by Antoine de Saint-Exupéry.
On the author of the text of the book, General Marcel Bigeard: In 2011, President Sarkozy decided to pay tribute to General Marcel Bigeard (1916 - 2010), one of the advocates of colonial wars and repressive leaders in Algeria, by placing his ashes at the Invalides, at a time when societies are rethinking the history of European colonialism in the world and, in particular, the war in Algeria, in the light of the 50th anniversary of its end.

According to the historian Alain Ruscio, General Marcel Bigeard, a heroic legend of French colonization, was a very vain military and fully aware of the construction of his own image. Bigeard was "the director of his own glory" - "an ideological construction, orchestrated by himself, relayed by many pressure forces and even by the government of the Republic., [...] The popularity of Marcel Bigeard, former resistance, on the breach during the wars of Indochina and Algeria, is undoubtedly explained by the great physical courage of man, always alongside his paras in dangerous missions, a style made rants, a respect relative - and rather sympathetic - for the military and political hierarchies and ... a keen sense of communication [...] Marcel Bigeard was a prolific author. His bibliography is long. Sticks to his autobiographical works alone, there are seven books, most of which have been reissued, and he often talks about him in the third person singular (Bigeard did ... Bigeard said ... Bigeard think ...) A psycho-analyst would see probably a somewhat oversized navel."


mor charpentier, 2019


Good Apples - Bad Apples [from Z to A], 2019

dez álbuns em formato de concertina / capa dura / tecido, papel de arroz
aproximadamente 40 imagens digitais em 42 páginas (cada album)
fotos manuscritas e carimbadas impressas em papel de fibra Hahnemühle Matt Fibre 200g
17 x 12 x 3,5 cm (cada um - fechado)

editado pela artista
edição única
fotos de diferentes autores, apropriadas da internet
ten concertina format albums / hard cover/ cloth, rice paper
containing approximately 40 digital images in 42 pages (each album)
handwritten and stamped photos printed in Hahnemühle Matt fibre paper 200g
17 x 12 x 3,5 cm (each one - closed)

edited by the artist
unique edition
photos from diferent authors, appropriated from the internet


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outros textos

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Coração das trevas, [edição especial], 2019

autor Joseph Conrad / Imagens Rosângela Rennó
livro impresso em offset
fólios de livros dobrados, costurados e não aparados em um envelope selado
15,3 × 23 cm (fechado) | colorido | 224 pp.

edição de 400 - [assinada e numerada]
textos de Walnice Nogueira Galvão, Virginia Woolf, Paulo Mendes Campos
conceito gráfico de Rosângela Rennó

editado por Ubu e pela artista
português
ISBN 978-85-7126-031-3
author Joseph Conrad / Images Rosângela Rennó
offset printed book
folded, sewn and untrimmed book folios in a sealed envelop
15,3 × 23 cm (closed) | color | 224 pp.

edition of 400 - [signed and numbered]
texts by Walnice Nogueira Galvão, Virginia Woolf, Paulo Mendes Campos
graphic concept by Rosângela Rennó

edited by Ubu and the artist
Portuguese
ISBN 978-85-7126-031-3


Obra-prima da literatura inglesa, o Coração das trevas se tornou também uma referência cultural sobre os horrores da colonização. A história é de Marlow, capitão de um barco a vapor, em sua ida ao encontro de Kurtz, um explorador de marfim de métodos questionáveis, que vive entre os selvagens do Congo e precisa ser levado de volta à civilização. O romance mergulha no mundo interior do personagem principal, em busca do inominável, tendo as trevas da selva africana como imagem do inconsciente. O livro ficou conhecido ainda por ter inspirado o filme Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola.

Edição limitada de 200 exemplares numerados e assinados pela artista plástica Rosângela Rennó, que produziu as imagens do livro. Livro impresso, dobrado e costurado – mas sem refile e sem acabamento – em envelope lacrado de cartão. A edição traz um posfácio inédito do escritor Bernardo Carvalho, ensaios críticos de Walnice Nogueira Galvão e Paulo Mendes Campos, e um texto in memoriam de Virginia Woolf escreveu sobre Conrad.

Como decifrar o que não quer ser decifrado? As últimas palavras de Kurtz ou as imagens incompletas? Esta edição especial propõe duas possibilidades de manuseio: o leitor pode abrir os vincos das páginas, com cuidado, com um estilete ou uma faca, para ler o texto da forma habitual, página após página. Entretanto, dessa forma as imagens ficarão fragmentadas. Se preferir não abrir as páginas fechadas, o leitor pode romper, também com um estilete ou uma faca, as linhas da costura que mantêm os cadernos na ordem estabelecida. Assim, as imagens ficarão acessíveis em sua escala original, mas a leitura linear do texto se tornará impossível.


Rosângela Rennó



Coração das trevas, [comercial], 2019

autor Joseph Conrad / imagens Rosângela Rennó
capa dura / livro impresso em offset
15,3 × 23 cm (fechado) | colorido | 224 pp.

textos de Walnice Nogueira Galvão, Virginia Woolf, Paulo Mendes Campos
conceito gráfico de Rosângela Rennó e Elaine Ramos
projeto gráfico de Elaine Ramos

editado por Ubu
edição de 1.600 exemplares
português
ISBN 978-85-7126-029-0
author Joseph Conrad / images Rosângela Rennó
hard cover / offset printed book
15,3 × 23 cm (closed) | color | 224 pp.

texts by Walnice Nogueira Galvão, Virginia Woolf, Paulo Mendes Campos
graphic concept by Rosângela Rennó and Elaine Ramos
graphic design by Elaine Ramos

edited by Ubu
edition of 1.600
portuguese
ISBN 978-85-7126-029-0


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My book of Nepali little shrines [and some words to live by in the dawn of the 21st century], 2018-2020

três cadernos nepaleses feitos à mão em papel lokta, com fotos impressas em papel de arroz 90g e textos escritos à mão presos por cordões de couro
20 x 15 x 8 cm (fechado)

caderno de Patan (51 fotos e 26 textos curtos);
livro de Kathmandu (52 fotos e 27 textos curtos);
livro de Bhaktapur (37 fotos e 38 textos curtos)

edição única
inglês
three handmade Nepali notebooks on lokta paper,
with photos printed on 90g rice paper and handwritten texts attached by leather cords
20 x 15 x 8 cm (closed)

Patan book (51 photos and 26 short texts);
Kathmandu book (52 photos and 27 short texts);
Bhaktapur book (37 photos and 38 short texts)

unique edition
English


Todas as fotos foram tiradas pelo artista com um celular no Nepal, em dezembro de 2018. Todos os textos foram compilados por Khushwant Singh e publicados em seu livro “The free thinker’s prayer book” (Delhi: Aleph Book Company, 2012). 
All the photos have been done by the artist with a cellphone in Nepal, December 2018. All the texts have been compiled by Khushwant Singh and published in his book “The free thinker’s prayer book” (Delhi: Aleph Book Company, 2012).


The Great Gallery of Mesmerizing Extreme Happiness, 2018-2019

álbum em formato de concertina / capa dura revestida com seda
89 imagens digitais em 42 páginas vermelhas
imagens de celular impressas em papel Hahnemühle Matt fibre 200g
aprox. 33 x 22,5 x 3,5 cm (fechado)

fotos de celular por Rosângela Rennó

edição única
inglês e chinês
concertina-format album / hard cover covered with silk
89 digital images in 42 red pages
celphone images printed in Hahnemühle Matt fibre paper 200grs.
approx. 33 x 22,5 x 3,5 cm (closed)

celphone photos by Rosângela Rennó

unique edition
English and Chinese


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#RioUtópico [em construção], 2018

impresso em offset
18 x 16,5 cm (fechado) | colorido | 480 pp.

textos de Thyago Nogueira e Robert Moses Pechman
projeto gráfico de Celso Longo e Daniel Trench

editado pelo IMS
edição de 1.000
português e inglês
ISBN 9788583460459
offset printed
18 x 16,5 cm (closed) | color | 480 pp.

texts by Thyago Nogueira e Robert Moses Pechman
graphic design by Celso Longo and Daniel Trench

edited by IMS
edition of 1.000
Portuguese and English
ISBN 9788583460459


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outros textos

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Espírito de tudo, 2017

livro impresso em offset
capa dobrada - pôster
25, 5 x 19,5 cm (fechado) | colorido | 168 pp.

ensaios de Rosângela Rennó e Evangelina Seiler
projeto gráfico da Bloco gráfico
conceito gráfico e editorial de Rosângela Rennó e Bloco gráfico

editado por Cobogó
edição de 1000 exemplares
português e inglês
ISBN: 978-85-5591-024-1

2017 ARLES Les Rencontres de la Photographie
indicado - Prêmio Livros de Fototexto
offset printed book
folded jacket - poster
25, 5 x 19,5 cm (closed) | color | 168 pp.

essays by Rosângela Rennó and Evangelina Seiler
graphic design by Bloco gráfico
graphic and editorial concept by Rosângela Rennó and Bloco gráfico

edited by Cobogó
edition of 1000
Portuguese and English
ISBN: 978-85-5591-024-1

2017 ARLES Les Rencontres de la Photographie
shortlisted – Phototext Books Award


Espírito de tudo – Rosângela Rennó é um desdobramento da exposição individual realizada por Rosângela Rennó no Oi Futuro do Flamengo entre novembro de 2016 e janeiro de 2017. Dividido em seis séries, o livro apresenta as obras desenvolvidas pela artista, em que a sofisticação visual e discursiva se mistura a uma dimensão mística e lúdica. A publicação traz, além das imagens das obras, um texto de Evangelina Seiler, curadora da mostra que deu origem ao livro, citações de artistas e intelectuais, como Caetano Veloso e Marcel Proust, e textos da própria artista. Rosângela é reconhecida pela desconstrução de imagem e memória, tempo e espaço, inserindo sempre camadas críticas e sensoriais.

Livro vencedor do Prêmio Literário Biblioteca Nacional de 2017 na categoria Projeto Gráfico.

https://www.cobogo.com.br/produto/espirito-de-tudo-rosangela-renno-spirit-of-everything-rosangela-renno-571