book title
date
- 1551-2020, 2023
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good apples | bad apples, 2023
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aucune bête au monde [nenhum animal no mundo], 2019
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good apples – bad apples [from Z to A], 2019
- coração das trevas, 2019
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my book of nepali little shrines [and some words to live by in the dawn of the 21st century], 2018-2020
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the great gallery of mesmerizing extreme happiness, 2018-2019
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#rioutópico [em construção], 2018
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espírito de tudo, 2017
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Río-Montevideo, 2015
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Alice através do espelho e o que ela encontrou lá, 2015
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todo aquello que no está en las imágenes, 2014
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menos-valia [leilão], 2013
- A01 [cod.19.1.1.43] — A27 [s|cod.23], 2015
- venetian tour scrapbook, 2009-2010
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mamãe e eu, 2009
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2005 – 510117385 – 5, 2008 – 2009
- espelho diário, 2008
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a última foto, 2006
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apagamentos, 2005
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Rosângela Rennó: o arquivo universal e outros arquivos, 2003
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bibliotheca, 2003
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matris lingua, 2001
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Pensamientos de la frontera, 1997
- o grande livro do Adeus, 1990
1551-2020, 2023
21 x 18 cm (fechado) | 140 pp. + uma folha anexa
pesquisa e edição de imagens por Rosângela Rennó
fotos de Rosângela Rennó e Julia Rennó
projeto gráfico de Daniela Seixas e Beni Conrad
encadernação japonesa por Alessandra Lagun
editado pela artista
edição única
português
21 x 18 cm (closed) | 140 pp. + one enclosed sheet
research and image editing by Rosângela Rennó
photos by Rosângela Rennó and Julia Rennó
graphic design by Daniela Seixas and Beni Conrad
japanese binding by Alessandra Lagun
edited by the artist
unique edition
Portuguese
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
Os chineses, sempre muito atentos às boas oportunidades, já faziam comércio por lá pelo menos mil anos antes da chegada do frade português e foi com ideogramas que escreveram boa parte da história daquele reino próspero e construtor. Sabemos que da Índia vieram a iconografia, arte, a arquitetura, além do Hinduísmo e do Budismo, que ensinaram aquele povo a suportar os ciclos de destruição e reconstrução, ao longo de muitos séculos.
Durante os anos 1990 era comum ver centenas de vítimas das minas terrestres, principalmente crianças, dentro e fora dos templos de Angkor, mendigando alguns trocados dos turistas ocidentais que finalmente redescobriam as maravilhas arquitetônicas do antigo reino. Hoje, aqueles indivíduos não estão mais lá, exceto um ou outro, adulto, com uma boa prótese num braço ou numa perna, promovido a guia turístico, para sutilmente nos relembrar um passado cruel e muito recente. Hoje, ao circular pelos templos, é necessário abstrair-se, física e mentalmente, das hordas de turistas ávidos pelas melhores selfies, para fixar o olhar sobre algo que parece estar eternamente entre o reconstruir e o desabar.
No final da primeira década do século 21, uma outra grande calamidade se abateu sobre boa parte do Camboja, em particular sobre a costa, incluindo a cidade que carrega o nome de seu penúltimo rei, Sihanouk, o ‘pai da pátria’. A voracidade com que os chineses invadiram aquelas belas praias para transformá-las em seu recanto de lazer é algo que salta aos olhos. Um grande poeta e compositor brasileiro me inspirou e pensei: Ai, essa terra ainda vai cumprir sua sina. Ainda vai tornar-se uma pequena China. Ao conhecer os belos templos de Angkor e o balneário de Sihanoukville, não sei o que responder aos meus olhos, se o melhor já se foi ou ainda está por vir.
Rosângela Rennó, 2023
Good Apples | Bad apples, 2023
15 x 30 cm (fechado) | 620 p + Carta Lenin
criação, design gráfico e coordenação: Rosângela Rennó
textos: Rosangela Rennó e Maurício Lissovsky
pesquisa de imagens: Gabriela Massote, Rosângela Rennó e Beni Conrad
reproduções fotográficas: Edouard Fraipont e Thiago Barros
construção da carta lenin e mapa fotográfico: Daniela Seixas e Beni Conrad
tratamento de imagem: Beni Conrad
editado pela artista
edição de 5 + 2 a.p.
inglês
15 x 30 cm (closed) | 620 p + Carta Lenin
creation, graphic design and coordination: Rosângela Rennó
texts: Rosangela Rennó and Maurício Lissovsky
image research: Gabriela Massote, Rosângela Rennó and Beni Conrad
photographic reproductions: Edouard Fraipont and Thiago Barros
construction of the carta lenin and photo map: Daniela Seixas and Beni Conrad
image treatment: Beni Conrad
graphic production: Lilia Goes
edited by the artist
edition of 5 + 2 a.p.
English
© Rosângela Rennó
© Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
© estúdio Rosângela Rennó
Esse documento impresso pode ser usado como um livro, um álbum de fotos ou um guia histórico-geográfico para uma seleção de monumentos públicos erguidos em homenagem a Vladimir Ilyich Ulianov, também conhecido como Lênin. Também pode ser entendido como um atlas gigantesco ou uma imensa colagem de fotografias impressas e anotadas, constituindo-se em um mapa-múndi fotográfico - criado a partir das normas de uma cartografia incomum - dividido em 300 partes, para facilitar seu manuseio.
Essa colagem ou, se preferir, atlas, ou guia, ou álbum, ou livro, poderia ser o esboço de um monumento/documento das relações de amor/ódio dos seres humanos e de certas sociedades com a representação escultural do grande líder comunista, além de conter o registro de algumas das muitas vicissitudes de uma categoria de objetos supostamente feitos para "durar para sempre". Entretanto, como documento/monumento, ele está fadado a um estado de eterna incompletude, pois sempre faltará alguma imagem para concluir ou comprovar a história de uma determinada estátua ou busto. Amanhã, uma nova pesquisa na Internet poderá preencher essa lacuna; talvez não...
Rosângela Rennó, 2023
This printed document can be used as a book, a photo album or a historical-geographical guide to a selection of public monuments erected in honor of Vladimir Ilyich Ulianov, aka Lenin. It can also be understood as a gigantic atlas or an immense collage of printed and annotated photographs, constituting itself as a photographic world map — created from the norms of an uncommon cartography — divided into 300 parts, to facilitate its handling.
This collage or, if you prefer, atlas, or guide, or album, or book, could be the outline of a monument/document of the love/hate relationships of human beings and certain societies with the sculptural representation of the great communist leader, in addition to containing the record of some of the many vicissitudes of a category of objects supposedly made to ‘last forever.’ However, as a document/monument, it is fated to a state of eternal incompletion, as there will always be some image missing to conclude or substantiate the history of a particular statue or bust. Tomorrow, a new Internet search might fill that gap; maybe not...
Rosângela Rennó, 2023