bibliotheca, 2003

inserções em livro impresso em offset | capa dura
16 x 20,5 x 4 cm (fechado) | 347 pp.

carta de apresentação da “bibliotecária” (a própria artista)
ensaio crítico de Maria Angelica Melendi
fotografias de vários colaboradores

editado pela artista
edição de 25 exemplares [assinados e numerados]
português e inglês
insertions on offset printed book | hard cover
16 x 20,5 x 4 cm (closed) | 347 pp.

introduction letter by the ‘librarian’ (the artist herself)
critical essay by Maria Angelica Melendi
photographs from various contributors

edited by the artist
edition of 25 [signed and numbered]
portuguese and english

©  estúdio Rosângela Rennó
©  estúdio Rosângela Rennó

[...] Em 1992, Rosângela Rennó comprou, em um mercado de pulgas em Bruxelas, um conjunto de seis magazines de slides, completos. Não sabia que essa compra caprichosa seria o começo de uma obsessão. Pouco a pouco, as aquisições, sempre em brechós, foram se multiplicando, com a ajuda de amigos e conhecidos que também se dispuseram a aumentar a coleção. Durante dez anos, os álbuns esquecidos proliferaram no estúdio da artista, cobrindo mesas, abarrotando prateleiras.

Em Bibliotheca se acumulam centenas de fotografias que foram separadas desses álbuns. O critério que guiou a seleção foi o de encontrar na foto uma certa estranheza, um ponto cego de sentido que fizesse dessa imagem algo singular e, ao mesmo tempo, múltiplo. Esse ponto, esse punctum, determinou uma linha com a qual se alinhavaram os relatos fragmentários de cada álbum. [...]
[...] In 1992 Rosângela Rennó bought a set of six albums of slides, all full, in a Brussels flea market. As yet she didn’t know that this capricious purchase would be the beginning of an obsession. Little by little the acquisitions, always in second-hand shops, went on multiplying, with the help of friends and acquaintances who were also willing to add to the collection. For ten years the forgotten albums proliferated in the artist’s studio, covering tables, bowing shelves.

In Bibliotheca hundreds of photos taken from those albums are amassed. The criterion guiding the selection was to find a certain strangeness in the photo, a blind spot of meaning that would turn the image into something singular and at the same time multiple. That point, that punctum, determined a line with which the fragmentary narratives of each album were put together. [...]

Melendi, Maria Angélica. Memórias dos outros (excerto de texto). In Bibliotheca. Rio de Janeiro: Edições RR, 2003, p. 313-328.Melendi, Maria Angélica. Borrowed memories (text excerpt). In Bibliotheca. Rio de Janeiro: Edições RR, 2003, p. 329-343.

Texto completo

Full text