a última foto, 2006

The Last Photo, 2006
livro impresso em offset / brochura / formato de revista
27,5 x 22 cm (fechado) | colorido | 104 pp.

textos de Jacques Leenhardt, Fabio Cypriano, Andreas Müller-Pohle, Álvaro Loureiro Oliveira, Márcio Seligmann-Silva e outros colaboradores
fotografias de vários colaboradores

edição da artista e da Galeria Vermelho
edição de 1.000 exemplares
português e inglês
offset printed book / paperback / magazine format
27,5 x 22 cm (closed) | color | 104 pp.

texts by Jacques Leenhardt, Fabio Cypriano, Andreas Müller-Pohle, Álvaro Loureiro Oliveira, Márcio Seligmann-Silva and others contributors
photographs from various contributors

edited by the artist and Galeria Vermelho
edition of 1.000
Portuguese and English

©  estúdio Rosângela Rennó
©  estúdio Rosângela Rennó
©  estúdio Rosângela Rennó
©  estúdio Rosângela Rennó

Rosângela Rennó convidou 43 fotógrafos profissionais para participar de um projeto colaborativo. Cada um escolheu uma das câmeras analógicas do acervo pessoal da artista e produziu fotografias P&B ou em cores do Cristo Redentor do Corcovado. Após a realização das fotos e a escolha da melhor imagem de cada fotógrafo, Rennó lacrou a lente das câmeras com tinta. A câmera emoldurada e sua “última” fotografia compõem a série de 43 dípticos, dos quais 25 serão vistos na exposição “A última foto”, na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.

A escolha do Cristo Redentor como objeto das fotografias surgiu a partir da polêmica que envolve a questão dos direitos sobre imagens de obras realizadas por outros artistas, públicas ou privadas. Os herdeiros do escultor Paul Landowski, artista que modelou o rosto e os braços do Cristo Redentor, têm procurado cobrar direitos autorais pela reprodução de caráter comercial da obra, quando esses direitos pertencem à Arquidiocese do Rio de Janeiro, proprietária do monumento. Uma outra questão levantada pela artista é justamente o debate entre os aspectos público e privado envolvidos em obras que ocupam o espaço urbano, principalmente em se tratando de monumentos do porte do Cristo Redentor. 

Através de imagens realizadas por meio de câmeras fotográficas consideradas obsoletas, “A última foto” comenta, também, o desaparecimento da fotografia analógica e sua conseqüente substituição pela imagem digital, o que representa a mudança de um importante paradigma na criação fotográfica ao longo de 160 anos.

outros textos

other texts