book title
date
- 1551-2020, 2023
-
good apples | bad apples, 2023
-
aucune bête au monde [nenhum animal no mundo], 2019
-
good apples – bad apples [from Z to A], 2019
- coração das trevas, 2019
-
my book of nepali little shrines [and some words to live by in the dawn of the 21st century], 2018-2020
-
the great gallery of mesmerizing extreme happiness, 2018-2019
-
#rioutópico [em construção], 2018
-
espírito de tudo, 2017
-
Río-Montevideo, 2015
-
Alice através do espelho e o que ela encontrou lá, 2015
-
todo aquello que no está en las imágenes, 2014
-
menos-valia [leilão], 2013
- A01 [cod.19.1.1.43] — A27 [s|cod.23], 2015
- venetian tour scrapbook, 2009-2010
-
mamãe e eu, 2009
-
2005 – 510117385 – 5, 2008 – 2009
- espelho diário, 2008
-
a última foto, 2006
-
apagamentos, 2005
-
Rosângela Rennó: o arquivo universal e outros arquivos, 2003
-
bibliotheca, 2003
-
matris lingua, 2001
-
Pensamientos de la frontera, 1997
- o grande livro do Adeus, 1990
apagamentos, 2005
erasings, 200518 x 14,31 x 1,3 cm (fechado) | colorido | 56 pp.
texto de Alícia Duarte Penna
fotografias de fotógrafos não identificados
conceito gráfico de Rosângela Rennó
projeto gráfico de Elaine Ramos
editado por Cosac Naify
coleção Fotoportátil #3
português
ISBN: 85-7503-466-9
18 x 14,31 x 1,3 cm (closed) | color | 56 pp.
text by Alícia Duarte Penna
photographs by unidentified photographers
graphic concept by Rosângela Rennó
graphic design by Elaine Ramos
edited by Cosac Naify
Fotoportátil collection #3
Portuguese
ISBN: 85-7503-466-9
Separada das outras pelas molduras, cada foto exibe um pormenor de cada assassinato, uma peça do quebra-cabeça que a artista monta e que poderia ter sido montado para a investigação. De alguma maneira, a cuidadosa apresentação ortogonal mitiga a violência. As imagens da imprensa e da televisão nos ensinaram a ver essas fotos, esparsas sobre a mesa do investigador ou fincadas organizadamente sobre um quadro de cortiça.
Na suprema desordem da morte, as imagens dos assassinatos encontrarão repouso nas pastas em que se arquivarão as provas dos crimes resolvidos ou não. Em Apagamentos, um pequeno livro em forma de sanfona, exibem-se as quatro séries de fotos dos quatro assassinatos.
No livro, nem a claridade do objeto impresso, nem a palidez fugidia das fotografias logra abafar o barulho ensurdecedor, o escândalo dos crimes. E, mesmo se olhamos para elas com a mirada inquisitiva do detetive, buscando pistas, procurando inconsistências, a silenciosa brutalidade dessas imagens nos aturde e nos dói. [...]
MELENDI, Maria Angélica. Pequena ecologia da imagem: um glossário em construção (excerto de texto). In Rosângela Rennó: Pequena ecologia da imagem. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021, p. 129-162.
Separated from one another by the frames, each photo displays a detail of each murder, a piece of the puzzle the artist has put together that could have been put together during the investigation itself. The careful orthogonal presentation somehow mitigates the violence. Press and television images have taught us how to view these photos, spread out on the investigator’s desk or carefully arranged on a corkboard.
In the supreme disorder of death, images of the murders will find rest in folders containing the evidence of solved or unsolved crimes. Apagamentos, a small accordion-shaped book, displays four series of photos of four murders.
In the book, neither the clarity of the printed object nor the elusive lividity of the photographs can drown out the crimes’ deafening noise, their scandal. And even if we look at the photos with a detective’s inquisitive eye, searching for clues, looking for inconsistencies, the silent brutality of these images still stuns and hurts us. [...]
MELENDI, Maria Angélica. Little Ecology of the Image: a glossary ubder construction (text excerpt). In Rosângela Rennó: Pequena ecologia da imagem. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021, p. 129-162.