título do trabalho
work title
data
date

experiência de cinema, 2004

experiencing cinema, 2004

projeção fotográfica sobre cortina de fumaça intermitente
4 DVD-Rs com 31 fotos, cada. Crime; Guerra; Família; Amor
concepção: Rosângela Rennó
edição de imagem em vídeo: Fernanda Bastos e Isabel Vidor
desenvolvimento de mecânica e eletrônica: Felipe Velloso e Edgar Szilagyi
duração da projeção de cada DVD: 21 minutos, programado para loop
suporte: 4 DVD-Rs

image projection on intermitent smoke curtain
4 DVD-Rs with 31 photos each. Crime; War; Family; Love
creation: Rosângela Rennó
still editing: Fernanda Bastos e Isabel Vidor
mecanical and electronic development: Felipe Velloso e Edgar Szilagyi
projection lengh of each DVD-R: 21 minutes, programmed for continuous projection
suport: 4 DVD-Rs

© Ding Musa
© Ding Musa

Experiência de Cinema é um projeto de projeção intermitente de imagens fotográficas sobre uma tela volátil, isto é, uma cortina de fumaça que permanece no espaço apenas por alguns segundos, deformando, distorcendo, dando espessura e movimento às imagens estáticas. Fumaça e imagem surgem e desaparecem simultaneamente, criando a sensação de que a imagem é uma decorrência da materialidade efêmera – ou quase imaterialidade – da cortina. Uma homenagem aos ilusionistas e criadores da imagem em movimento, o projeto foi concebido como um experimento de arqueologia do cinema, se reportando às primeiras experiências de viagem de imagem, através de mecanismos de projeção e das lanternas mágicas, realizadas entre os séculos 16 e 17. As imagens sobre a fumaça compõem 4 programas: “filme de amor”, “filme policial”, “filme de guerra” e um “filme de família”. 


Rosângela Rennó, 2004
Experiencing Cinema  is a project of intermittently projecting photographic images onto a volatile screen, that is, a smoke screen that remains in space for just a few seconds, deforming, distorting, giving thickness and movement to static images. Smoke and image appear and disappear simultaneously, creating the sensation that the image is a result of the ephemeral materiality – or almost immateriality – of the curtain. A tribute to illusionists and creators of the moving image, the project was conceived as an experiment in cinema archeology, referring to the first experiences of image travel, through projection mechanisms and magic lanterns, carried out between the 16th and 17th centuries. 
The images about the smoke make up 4 programs: “love film”, “crime film”, “war film” and a “family film”.


Rosângela Rennó, 2004


outros textos

other texts