site em reconstruçãosite under reconstruction
título do trabalho
work title
data
date

memory link, 2009-2010

Memory Link, 2009-2010
12 impressões digitais sobre chapas de PVC e acrílico em moldura de madeira e parafusos em aço inox
104,5 x 104,5 x 8 cm


12 digital prints on PVC and Plexiglas plates, wood frame and stainless steel screws
104,5 x 104,5 x 8 cm


Onze bastiões e três portões, cada um com uma ponte levadiça, pontuam a imponente muralha de pedra, de planta circular, construída pelos venezianos, que governaram a ilha de Chipre entre 1489 e 1571, para abrigar a capital. Mesmo sendo um arrojado projeto de engenharia militar, sua altura e solidez não impediram que os turcos cercassem e tomassem a cidade em 1570.

Onze anos foi o tempo de duração da última guerra civil vivida no Chipre, que culminou na cisão da ilha em dois países, mantidos separados, até hoje, pelo que é conhecido como o ‘último muro da Europa’. Quem sobreviveu a essa guerra raramente cruza a fronteira; quem não se recorda desse período parece não se dar conta de que a forma circular da muralha só se completa do outro lado do muro. Hoje, a divisão da ilha é um ‘tema tabu’ e a própria barricada/muro parece inexistir quando se pergunta a um cipriota sobre sua própria identidade ou sua nação. 

Onze foram os desenhos ‘de memória’ feitos por habitantes de Nicósia Norte e Sul, a meu pedido e aplicados sobre a foto aérea da muralha, hoje engolida pela cidade que cresceu e ultrapassou o desenho original da fortaleza medieval. A fotografia aérea produz um efeito perverso: equaliza as diferenças entre as malhas urbanas e disfarça a presença da minha divisória que corta ao meio a impressionante muralha circular e seus bastiões em formato de coração, plasmando uma imagem de um passado longínquo. O ser humano não enxerga assim. De perto, ele se esquece do conjunto e do contexto geral; memoriza detalhes, faz recortes. Portanto, o desenho ‘de memória’ do cidadão comum de Nicósia mostra aquilo a que ele atribui mais relevância ou aquilo que ele conhece e reconhece, na sua vivência pessoal com a cidade. Se o indivíduo desenha um círculo com apenas cinco bastiões, talvez ignore que existem outros seis, do outro lado do muro. Ou talvez saiba da sua existência, mas não lhes dê nenhuma importância. 


Rosângela Rennó, 2010
Eleven bastions and three gates, each with a drawbridge, punctuate the imposing circular stone wall, built by the Venetians, who ruled the island of Cyprus between 1489 and 1571, to shelter the capital. Work began in 1567, and was almost finished when the Turks besieged and took Nicosia in 1570. Today, the tall and massive wall, with its wonderful heart-shaped bastions, endures as a beautiful and impressive example of medieval military engineering.

Eleven years was how long the last civil war lasted in Cyprus, culminating in the division of the island into two countries, separated to this day by what is called the 'last European wall.' Those who survived that war rarely cross the border; those who don’t remember this period don’t seem to realize that the circular shape only becomes complete across the border. Today, the division of the island is a taboo topic, and whenever you ask a Cypriot about his own identity, or his nation’s, the wall/barricade doesn’t seem to exist.

Eleven are the drawings —made 'from memory,' at my request, by inhabitants of North and South Nicosia— applied, as transparencies, to an aerial photo of the wall, now swallowed by the city, that has grown and outstripped the original design of the fortress. The aerial photo is like the memory of an autistic person, who remembers everything within the urban chaos, without selectivity, and reveals a design that remains more striking than the wall/barricade that splits it from end to end within the city’s membrane. A 'normal' human being does not function in this manner; when he memorizes, he selects, establishes hierarchies, overlooks the collective and general contexts; he retains a detail, a snippet. Therefore, a drawing 'from memory' by an ordinary citizen of Nicosia shows what he considers most relevant, or that which he understands and recognizes, from personal experience and contact with the city. If an individual only sees five of the eleven bastions of the wall, perhaps he is unaware of the six others beyond the wall. Or perhaps he knows of their existence, but gives it no importance. 


Rosângela Rennó, 2010