work title
date
- câmera obtusa, 2022-2023
-
cabeça, corpus e membros, 2022
-
projeto terra de José Ninguém, 2021
- garota do desastre, 2021
-
a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021
-
projeto eaux des colonies, 2020-2021
-
eaux des colonies (les origines), 2020-2021
-
eaux des colonies (en construction), 2021
- espelhos pensantes, 1990/2021
-
good apples | bad apples, 2019-2023
-
exercícios de 3D (transparência), 2019
-
Hercule & Hippolyte, 2019
-
killing Che, 2019
-
Brasil, 2019
-
imagem persistente, 2019
-
seres notáveis do mundo, 2018-2022
-
nuptias, 2017-2023
-
#rioutópico [em construção], 2017-2018
-
bodas de porcelana, 2017
-
bodas de prata, 2017
- Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede, 2015
-
imagem de sobrevivência, 2015
-
operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas, 2014–2016
-
círculo mágico, 2014/2016
-
insólidos, 2014
-
lanterna mágica, 2012
-
Río-Montevideo, 2011/2016
-
corpo extranho africano, 2011
-
per fumum, 2010-2011
-
menos-valia [leilão], 2010
-
memory link, 2009-2010
-
série turista transcendental, 2009-2024
-
os três reinos de Nasca, 2011-2024
-
método básico de assovio Gomero-Tupi, 2014-2016
-
esperando..., 2010-2014
-
mundo da lua, 2013
-
eternidade a dois passos, 2013-2015
-
mi mo, kokoro mo, 2012
-
yanğyin bosphoros, 2011-2012
-
kundalini freedom, 2009-2011
-
Uyuni sutra, 2008 – 2011
-
anuloma-viloma azteca, 2010-2011
-
bouk [ring/loop], 2006-2009
-
Carrazeda+Cariri, 2009
-
matéria de poesia, 2008-2013
-
o profeta da negociação, 2008
- febre do cerrado, 2008
- febre do sertão, 2008
-
si loin mais pourtant si près, 2008
-
corpo da alma (o estado do mundo), 2006-2009
-
brèd e[k/t] chocolat, 2006-2008
-
frutos estranhos, 2006
-
a última foto, 2006
-
menos-valia [troca-troca], 2005/2007
-
apagamentos, 2004-2005
-
experiência de cinema, 2004
-
corpo da alma, 2003-2009
-
bibliotheca, 2002
-
coopa-roca: 17 artesãs, 2002
-
espelho diário, 2001
-
série vermelha (militares), 2000-2003
-
duplo v, 2000-2003
-
cartologia, 2000
- Vera Cruz, 2000
- parede cega, 2000
- pés de Luanda, 1999
-
vulgo/texto, 1998
- vulgo, 1997-2003
-
cerimônia do adeus, 1997/2003
-
United States (série mexicana), 1997
-
cicatriz, 1996/2023
- wedding landscape, 1996
-
hipocampo, 1995/1998
- antinômio II (frente), 1995-1996
-
círculos viciosos (472 casamentos cubanos), 1995
-
in oblivionem, 1994-1995
-
imemorial, 1994
-
heaven and hell, 1994
-
evaporação de sentido, 1993-1994
- candelária, 1993
-
private collection, 1992-1995
-
private eye, 1992-1995
-
atentado ao poder, 1992
-
a bela e a fera, 1992
-
primários, 1992
- duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
- triângulo amoroso, 1991/1992
- amnésia, 1991
- as diferentes idades da mulher, 1991
- obituários, 1991
- puzzles, 1991
- paz armada, 1990/2021
- o cidadão sem qualidade, 1990/2021
- transatlântico, 1990/2021
- as afinidades eletivas, 1990
- os homens são todos iguais, 1990
- qualidades de cidadão, 1990
-
anti-cinema, 1989
- pequena ecologia da imagem, 1988
-
contos de bruxas, 1988
- Alice (analógica), 1987
Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede, 2015
Foto Cine Clube Bandeirante: from archive to network, 2015Duas noções fundamentais norteiam a exposição: a de arquivo e a de rede.
Arquivo é o que se constituiu pelo conjunto de fotografias que se acumulavam nas gavetas do FCCB. As gavetas continham as fotografias que viajavam pelo mundo, participando de exposições e salões. Cada fotografia é mais que uma imagem, pois guarda, em seu verso, o histórico de seu percurso por meio de selos, anotações e carimbos. Esse verso é tão importante quanto a imagem, pois registra sua participação numa vasta, prolífica e duradoura rede de intercâmbio de fotografia e informação. Por essa razão, a exposição exibe a frente e o verso das fotografias.
Para enfatizar a ideia de rede, as cópias fotográficas foram organizadas cronologicamente, de acordo com sua primeira participação em uma exposição. A opção de expor as fotografias sem molduras, ocupando os painéis inclinados em duas faixas lineares, é uma referência à maneira simples e despretensiosa como elas eram originalmente mostradas nos salões.
Sobre as paredes, estão apresentadas a lista cronológica dos salões nos quais as fotografias foram mostradas e um mapa-múndi com as localidades onde ocorreram as exposições. Complementam a pesquisa em torno desse arquivo alguns trechos extraídos dos cerca de 250 Boletins publicados pelo FCCB, exemplificando a evolução dos debates e do pensamento sobre fotografia, desde sua fundação. Uma vitrine apresenta os catálogos dos primeiros 31 salões fotográficos organizados pelo FCCB.
Se esta exposição pode ser entendida como um passo decisivo no processo de legitimação da fotografia moderna brasileira que agora chega ao museu, ela também busca situar a prática fotográfica em um contexto mais amplo – entre os anos 1940 e 1980. Nesse contexto, está a importância do FCCB para a formação e capacitação dos fotógrafos amadores e profissionais; a disseminação da informação sobre um fazer específico que não era ainda ensinado nas escolas técnicas ou de arte; e a formação de público para a fotografia – então uma “nova arte”, democrática e acessível.
Rosângela Rennó, curadora-adjunta de fotografia, MASP
The exhibition is guided by two fundamental notions: that of the archive and that of the network.
The archive is what was constituted by the set of photographs that accumulated in the drawers of the FCCB. The drawers contain the photographs that traveled around Brazil and the world, participating in exhibitions and salons. Each photograph is more than an image, since its back evidences its path by way of seals, notations and stamps. This back is just as important as the image, insofar as it records the photo's participation in a vast, prolific and long-standing network for the exchange of photographs and information. For this reason, the exhibition shows the front and back of the photographs.
To emphasize the idea of the network, the photographic prints were organized chronologically, according to their first participation in an exhibition. The decision to display the photographs without frames, occupying the inclined panels in two linear rows, is a reference to the simple and unpretentious way that they were originally exhibited at the salons.
On the walls, there is a chronological list of the salons in which the photographs were shown, along with a world map with the places where the exhibitions were held. The research into this archive is complemented by some passages excerpted from about 250 bulletins published by the FCCB, evincing the development of the club's debates and thought about photography, ever since its founding. A display case presents the catalogs of the first 31 photography salons held by the FCCB.
If this exhibition can be understood as a decisive step in the process of the legitimation of modern Brazilian photography - in which Itaú Cultural is our partner in the preservation, conservation and dissemination of these collections -, the show also seeks to situate the practice of photography in a wider context - between the 1940s and the 1980s. In this context we see the FCCB's importance for the encouragement and training of amateur and professional photographers, the spread of information about a specific practice that was not yet being taught at technical or art schools, and the formation of a public that appreciated photography - then a "new art" that was both democratic and accessible.
Rosângela Rennó, adjunct curator of photography, MASP