work title
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- câmera obtusa, 2022-2023
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cabeça, corpus e membros, 2022
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projeto terra de José Ninguém, 2021
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a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021
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projeto eaux des colonies, 2020-2021
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eaux des colonies (les origines), 2020-2021
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eaux des colonies (en construction), 2021
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Good Apples | Bad Apples, 2019-2023
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exercícios de 3D (transparência), 2019
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Hercule & Hippolyte, 2019
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Killing Che, 2019
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Brasil, 2019
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imagem persistente, 2019
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seres notáveis do mundo, 2018-2022
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nuptias, 2017-2023
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#rioutópico [em construção], 2017-2018
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bodas de porcelana, 2017
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bodas de prata, 2017
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imagem de sobrevivência, 2015
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operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas, 2014–2016
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círculo mágico, 2014/2016
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insólidos, 2014
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lanterna mágica, 2012
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Río-Montevideo, 2011/2016
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corpo extranho africano, 2011
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per fumum, 2010-2011
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menos-valia [leilão], 2010
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memory link, 2009-2010
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série turista transcendental, 2009-2024
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os três reinos de Nasca, 2011-2024
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método básico de assovio Gomero-Tupi, 2014-2016
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esperando..., 2010-2014
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mundo da lua, 2013
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eternidade a dois passos, 2013-2015
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mi mo, kokoro mo, 2012
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Yanğyin bosphoros, 2011-2012
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Kundalini Freedom, 2009-2011
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Uyuni Sutra, 2008 – 2011
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Anuloma-Viloma Azteca, 2010-2011
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bouk [ring/loop], 2006-2009
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Carrazeda+Cariri, 2009
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matéria de poesia, 2008-2013
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o profeta da negociação, 2008
- febre do cerrado, 2008
- febre do sertão, 2008
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si loin mais pourtant si près, 2008
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corpo da alma (o estado do mundo), 2006-2009
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brèd e[k/t] chocolat, 2006-2008
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frutos estranhos, 2006
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a última foto, 2006
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menos-valia [troca-troca], 2005/2007
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apagamentos, 2004-2005
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experiência de cinema, 2004
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corpo da alma, 2003-2009
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bibliotheca, 2002
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COOPA-ROCA: 17 artesãs, 2002
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espelho diário, 2001
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série vermelha (Militares), 2000-2003
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duplo V, 2000-2003
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cartologia, 2000
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Vera Cruz, 2000
- pés de Luanda, 1999
- parede cega, 1998-2000
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vulgo/texto, 1998
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sem título (mórmons), 1998
- vulgo, 1997-2003
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cerimônia do adeus, 1997/2003
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United States (série Mexicana), 1997
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cicatriz, 1996/2023
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sem título (thoughtograph), 1996/2021
- serie vermelha, 1996–1999
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paisagem de casamento, 1996
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hipocampo, 1995/1998
- antinômio II (frente), 1995-1996
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círculos viciosos (472 casamentos Cubanos), 1995
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in oblivionem, 1994-1995
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imemorial, 1994
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Heaven and Hell, 1994
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evaporação de sentido, 1993-1994
- candelária, 1993
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coleção privada, 1992-1995
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olho privado, 1992-1995
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atentado ao Poder, 1992
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a bela e a fera, 1992
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primários, 1992
- duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
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a identidade em jogo, 1991
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as diferentes idades da mulher, 1991
- paz armada, 1990/2021
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espelhos pensantes, 1990/2021
- o cidadão sem qualidade, 1990/2021
- qualidades de cidadão, 1990
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anti-cinema (fotogramas), 1989
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anti-cinema (discos), 1989
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pequena ecologia da imagem, 1988
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contos de bruxas, 1988
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Alice (analógica), 1987
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autorretrato com a Rolleiflex do meu pai, 1986
exercícios de 3D (transparência), 2019
Exercises on 3D (transparency), 2019O Arquivo Universal é um projeto de compilação/coleção de textos jornalísticos sobre imagens fotográficas, iniciado em 1992. Os textos extraídos de jornal de uma forma geral exploram a maneira como o ser humano lida com a representação fotográfica. Através da linguagem simples e direta, a potência da imagem se encontra na capacidade do leitor ativar sua própria memória através da leitura do texto, gerando uma infinidade de imagens virtuais, todas legítimas e intransferíveis.
Um texto histórico:*
[Através do estereoscópio] a mente tateia o seu caminho até às profundezas da imagem. A forma está doravante divorciada da matéria. [...] A matéria em grandes massas tem de estar sempre fixa e é cara; a forma é barata e transportável. Temos agora o fruto da criação, e não precisamos de nos preocupar com o caroço. Os homens irão caçar todos os objetos curiosos, bonitos e imponentes, como caçam o gado na América do Sul, para aproveitarem as peles, deixando as carcaças, por não terem valor. [...] A próxima guerra europeia vai enviar-nos estereografias das batalhas. Afirma-se que é possível fotografar a explosão de uma granada. Está porventura para breve o tempo em que um clarão, tão súbito e instantâneo como o do relâmpago que mostra uma roda a girar completamente imóvel, preservará o próprio instante do choque do confronto entre exércitos poderosos que estão mesmo agora a encontrar-se. O relâmpago do céu fotografa realmente objetos naturais sobre os corpos daqueles que acabou de destruir. O relâmpago de sabres e baionetas em confronto pode ser forçado a estereotipar-se a si mesmo numa quietude tão completa quanto a queda d’água do Niágara. Seríamos levados longe demais se desenvolvêssemos a nossa crença quanto às transformações que serão engendradas pelo maior dos triunfos humanos sobre as condições terrenas, o divórcio entre forma e substância. Deixemos os nossos leitores preencherem um cheque em branco sobre o futuro, conforme quiserem; pela nossa parte, damos antecipadamente o nosso apoio à sua imaginação.
*HOLMES, Oliver Wendell. O Esterereoscópio e o Estereógrafo. In Atlantic Monthly, 1859.
Rosângela Rennó, 2019
The Universal Archive is a project of compilation / collection of journalistic texts about photographic images, started in 1992. Texts taken from newspaper generally explore the way humans, deal with photographic representation. Through simple and straightforward language, the power of the image lies in the reader's ability to activate his own memory by reading the text, generating a multitude of virtual images, all legitimate and non-transferable.
Mor Charpentier, 2019