work title
date
- câmera obtusa, 2022-2023
-
cabeça, corpus e membros, 2022
-
projeto terra de José Ninguém, 2021
- garota do desastre, 2021
-
a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021
-
projeto eaux des colonies, 2020-2021
-
eaux des colonies (les origines), 2020-2021
-
eaux des colonies (en construction), 2021
- espelhos pensantes, 1990/2021
-
good apples | bad apples, 2019-2023
-
exercícios de 3D (transparência), 2019
-
Hercule & Hippolyte, 2019
-
killing Che, 2019
-
Brasil, 2019
-
imagem persistente, 2019
-
seres notáveis do mundo, 2018-2022
-
nuptias, 2017-2023
-
#rioutópico [em construção], 2017-2018
-
bodas de porcelana, 2017
-
bodas de prata, 2017
- Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede, 2015
-
imagem de sobrevivência, 2015
-
operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas, 2014–2016
-
círculo mágico, 2014/2016
-
insólidos, 2014
-
lanterna mágica, 2012
-
Río-Montevideo, 2011/2016
-
corpo extranho africano, 2011
-
per fumum, 2010-2011
-
menos-valia [leilão], 2010
-
memory link, 2009-2010
-
série turista transcendental, 2009-2024
-
os três reinos de Nasca, 2011-2024
-
método básico de assovio Gomero-Tupi, 2014-2016
-
esperando..., 2010-2014
-
mundo da lua, 2013
-
eternidade a dois passos, 2013-2015
-
mi mo, kokoro mo, 2012
-
yanğyin bosphoros, 2011-2012
-
kundalini freedom, 2009-2011
-
Uyuni sutra, 2008 – 2011
-
anuloma-viloma azteca, 2010-2011
-
bouk [ring/loop], 2006-2009
-
Carrazeda+Cariri, 2009
-
matéria de poesia, 2008-2013
-
o profeta da negociação, 2008
- febre do cerrado, 2008
- febre do sertão, 2008
-
si loin mais pourtant si près, 2008
-
corpo da alma (o estado do mundo), 2006-2009
-
brèd e[k/t] chocolat, 2006-2008
-
frutos estranhos, 2006
-
a última foto, 2006
-
menos-valia [troca-troca], 2005/2007
-
apagamentos, 2004-2005
-
experiência de cinema, 2004
-
corpo da alma, 2003-2009
-
bibliotheca, 2002
-
coopa-roca: 17 artesãs, 2002
-
espelho diário, 2001
-
série vermelha (militares), 2000-2003
-
duplo v, 2000-2003
-
cartologia, 2000
- Vera Cruz, 2000
- parede cega, 2000
- pés de Luanda, 1999
-
vulgo/texto, 1998
- vulgo, 1997-2003
-
cerimônia do adeus, 1997/2003
-
United States (série mexicana), 1997
-
cicatriz, 1996/2023
- wedding landscape, 1996
-
hipocampo, 1995/1998
- antinômio II (frente), 1995-1996
-
círculos viciosos (472 casamentos cubanos), 1995
-
in oblivionem, 1994-1995
-
imemorial, 1994
-
heaven and hell, 1994
-
evaporação de sentido, 1993-1994
- candelária, 1993
-
private collection, 1992-1995
-
private eye, 1992-1995
-
atentado ao poder, 1992
-
a bela e a fera, 1992
-
primários, 1992
- duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
- triângulo amoroso, 1991/1992
- amnésia, 1991
- as diferentes idades da mulher, 1991
- obituários, 1991
- puzzles, 1991
- paz armada, 1990/2021
- o cidadão sem qualidade, 1990/2021
- transatlântico, 1990/2021
- as afinidades eletivas, 1990
- os homens são todos iguais, 1990
- qualidades de cidadão, 1990
-
anti-cinema, 1989
- pequena ecologia da imagem, 1988
-
contos de bruxas, 1988
- Alice (analógica), 1987
yanğyin bosphoros, 2011-2012
yanğyin bosphoros, 2011-2012edição de vídeo e áudio: Isabel Escobar
áudio mixado a partir de composições instrumentais otomanas, dos séculos XVII, XVIII e XIX
video and audio editing: Isabel Escobar
audio mixed from Otoman instrumental compositions, from 17th, 18th and 19th centuries
Da mesma maneira que yang e yin não são forças ou dualidades opostas, os dois lados do Bósforo – de desenho tão sinuoso quanto o interior do diagrama taijitu – são margens complementares, que interagem em um todo, maior. Porém, não está em questão, aqui, definir qual lado do Bósforo corresponderia melhor aos aspectos “escuro, lunar, passivo, frio, retraído, fraco” e, de maneira oposta, “iluminado, solar, ativo, quente, expansivo, forte”. Assim como as coisas se expandem e se contraem, a temperatura oscila entre o quente e o frio, o movimento das águas e das duas margens sobrepostas dá a sensação do movimento contínuo yinyang-yangyin, ao som da música otomana que alterna acordes ocidentais e orientais. A felicidade continua sempre do outro lado da porta.
Rosângela Rennó, 2012
In the same way that Yang and Yin are not opposing forces or dualities, the two sides of the Bosphorus — as sinuous in design as the interior of the Taijitu diagram — are complementary margins which interact within a larger whole. Still, it is not our place here to define which side of the Bosphorus best corresponds to the 'dark, lunar, passive, cold, withdrawn, weak' aspects or, in the opposite way, the 'bright, solar, active, hot, outgoing, strong' ones. Just as things expand and contract, the temperature fluctuates between hot and cold, the movement of the waters and the two juxtaposed margins give the sensation of a continuous yinyang-yangyin movement to the sound of Ottoman music that alternates between Eastern and Western chords. Happiness continues forever on the other side of the door.
Rosângela Rennó, 2016