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- câmera obtusa, 2022-2023
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cabeça, corpus e membros, 2022
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projeto terra de José Ninguém, 2021
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a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021
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projeto eaux des colonies, 2020-2021
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eaux des colonies (les origines), 2020-2021
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eaux des colonies (en construction), 2021
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Good Apples | Bad Apples, 2019-2023
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exercícios de 3D (transparência), 2019
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Hercule & Hippolyte, 2019
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Killing Che, 2019
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Brasil, 2019
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imagem persistente, 2019
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seres notáveis do mundo, 2018-2022
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nuptias, 2017-2023
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#rioutópico [em construção], 2017-2018
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bodas de porcelana, 2017
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bodas de prata, 2017
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imagem de sobrevivência, 2015
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operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas, 2014–2016
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círculo mágico, 2014/2016
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insólidos, 2014
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lanterna mágica, 2012
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Río-Montevideo, 2011/2016
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corpo extranho africano, 2011
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per fumum, 2010-2011
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menos-valia [leilão], 2010
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memory link, 2009-2010
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série turista transcendental, 2009-2024
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os três reinos de Nasca, 2011-2024
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método básico de assovio Gomero-Tupi, 2014-2016
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esperando..., 2010-2014
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mundo da lua, 2013
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eternidade a dois passos, 2013-2015
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mi mo, kokoro mo, 2012
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Yanğyin bosphoros, 2011-2012
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Kundalini Freedom, 2009-2011
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Uyuni Sutra, 2008 – 2011
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Anuloma-Viloma Azteca, 2010-2011
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bouk [ring/loop], 2006-2009
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Carrazeda+Cariri, 2009
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matéria de poesia, 2008-2013
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o profeta da negociação, 2008
- febre do cerrado, 2008
- febre do sertão, 2008
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si loin mais pourtant si près, 2008
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corpo da alma (o estado do mundo), 2006-2009
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brèd e[k/t] chocolat, 2006-2008
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frutos estranhos, 2006
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a última foto, 2006
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menos-valia [troca-troca], 2005/2007
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apagamentos, 2004-2005
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experiência de cinema, 2004
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corpo da alma, 2003-2009
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bibliotheca, 2002
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COOPA-ROCA: 17 artesãs, 2002
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espelho diário, 2001
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série vermelha (Militares), 2000-2003
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duplo V, 2000-2003
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cartologia, 2000
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Vera Cruz, 2000
- pés de Luanda, 1999
- parede cega, 1998-2000
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vulgo/texto, 1998
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sem título (mórmons), 1998
- vulgo, 1997-2003
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cerimônia do adeus, 1997/2003
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United States (série Mexicana), 1997
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cicatriz, 1996/2023
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sem título (thoughtograph), 1996/2021
- serie vermelha, 1996–1999
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paisagem de casamento, 1996
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hipocampo, 1995/1998
- antinômio II (frente), 1995-1996
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círculos viciosos (472 casamentos Cubanos), 1995
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in oblivionem, 1994-1995
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imemorial, 1994
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Heaven and Hell, 1994
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evaporação de sentido, 1993-1994
- candelária, 1993
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coleção privada, 1992-1995
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olho privado, 1992-1995
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atentado ao Poder, 1992
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a bela e a fera, 1992
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primários, 1992
- duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
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a identidade em jogo, 1991
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as diferentes idades da mulher, 1991
- paz armada, 1990/2021
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espelhos pensantes, 1990/2021
- o cidadão sem qualidade, 1990/2021
- qualidades de cidadão, 1990
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anti-cinema (fotogramas), 1989
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anti-cinema (discos), 1989
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pequena ecologia da imagem, 1988
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contos de bruxas, 1988
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Alice (analógica), 1987
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autorretrato com a Rolleiflex do meu pai, 1986
seres notáveis do mundo, 2014-2022
Notable Beings of the World Series, 2014-2021No Museu Canário, em Las Palmas, há duas salas de ‘antropologia física’ com lindos armários de madeira (vitrines verticais), do século 19, que guardam milhares de crânios de nativos das 7 ilhas Canárias, todos mortos pelos espanhóis ao longo do processo de colonização e dominação. Cerca de 4 metros acima do piso, por sobre as vitrines, uma fileira de bustos brancos, empoeirados e mal iluminados. Trata-se de parte de uma coleção de bustos moldados em gesso sobre o rosto de pessoas comuns, habitantes de várias partes do mundo, adquirida ainda no século 19. A maioria era identificada pelo nome, etnia e local de ‘captura’. O Museu soube informar muito pouco sobre a origem daqueles bustos pálidos mas o Google e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro me ajudaram a levantar o seu histórico, chegando ao extinto Atelier de Antropologia de Paris e a um frenólogo lunático chamado Pierre Marie Alexandre Dumoutier, no período ‘pré-fotográfico’ do século 19.
A primeira operação realizada foi levar a coleção de bustos para minha exposição individual no CAAM, para que o espectador pudesse vê-los, pela primeira vez, à altura dos olhos, além de poder ler seus respectivos nomes. A segunda operação foi fotografar individualmente cada busto e, a partir de 2018, desenvolver uma série de impressões desses retratos fantasmáticos sobre papel marmorizado. As impressões são únicas, sobre papéis únicos, como merece ser a representação desses ‘seres notáveis’ que tiveram como destino o ostracismo e a penumbra do topo das vitrines repletas de cabeças descarnadas de indivíduos canários sem nome. O papel marmorizado é a lápide possível para o descanso desses indivíduos.
Rosângela Rennó, 2014/2021
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By removing the busts from that place of punishment, the top of the Physical Anthropology Room, and placing them at eye level, I was able to see them up close, read and transcribe their respective names, and photograph them individually. It was a great thrill to be introduced, for the first time, to those human beings that time had tried to render invisible in various and successive ways. The next operation was to transpose the phantasmatic portraits to marbled paper, giving them a unique, exclusive appearance, deserving of a representation of human beings once destined to ostracism and the penumbra of a 19th-century anthropology museum. Marbled paper seemed like a feasible tombstone for the final resting place of these individual’s images.
Rosângela Rennó, 2014/2023
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