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seres notáveis do mundo, 2014-2022 

Notable Beings of the World Series, 2014-2021

a partir de imagens da coleção de bustos em gesso do El Museo Canario de Antropología, Las Palmas, Ilhas Canárias 
impressões em tinta pigmentada sobre papel marmorizado feito à mão, moldura em madeira e placa em metal
impressões de César Barreto e Thiago Barros
from the collection of plaster busts of the Museo Canario de Antropología, Las Palmas, Canary Islands 
pigmented ink prints on handmade marble paper, wooden frame and metal plate
printed by César Barreto and Thiago Barros


A origem: instalação de 80 bustos de ‘raças do mundo’, em gesso, pertencentes à coleção do El Museo Canario sobre pedestais, na exposição “Todo aquello que no está en las imágenes”, CAAM, Las Palmas, 2014.

No Museu Canário, em Las Palmas, há duas salas de ‘antropologia física’ com lindos armários de madeira (vitrines verticais), do século 19, que guardam milhares de crânios de nativos das 7 ilhas Canárias, todos mortos pelos espanhóis ao longo do processo de colonização e dominação. Cerca de 4 metros acima do piso, por sobre as vitrines, uma fileira de bustos brancos, empoeirados e mal iluminados. Trata-se de parte de uma coleção de bustos moldados em gesso sobre o rosto de pessoas comuns, habitantes de várias partes do mundo, adquirida ainda no século 19. A maioria era identificada pelo nome, etnia e local de ‘captura’. O Museu soube informar muito pouco sobre a origem daqueles bustos pálidos mas o Google e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro me ajudaram a levantar o seu histórico, chegando ao extinto Atelier de Antropologia de Paris e a um frenólogo lunático chamado Pierre Marie Alexandre Dumoutier, no período ‘pré-fotográfico’ do século 19.

A primeira operação realizada foi levar a coleção de bustos para minha exposição individual no CAAM, para que o espectador pudesse vê-los, pela primeira vez, à altura dos olhos, além de poder ler seus respectivos nomes. A segunda operação foi fotografar individualmente cada busto e, a partir de 2018, desenvolver uma série de impressões desses retratos fantasmáticos sobre papel marmorizado. As impressões são únicas, sobre papéis únicos, como merece ser a representação desses ‘seres notáveis’ que tiveram como destino o ostracismo e a penumbra do topo das vitrines repletas de cabeças descarnadas de indivíduos canários sem nome. O papel marmorizado é a lápide possível para o descanso desses indivíduos.


Rosângela Rennó, 2014/2021
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At El Museo Canario in Las Palmas, there is a collection of white portraits cast in plaster over the faces of ordinary people, inhabitants of various parts of the world, acquired by the museum in the late 19th century. Most were identified by name, ethnicity, and the place where the portrait was ‘captured.’ Research into the origin of the pale, dusty and forgotten busts led me to the now defunct Atelier de Anthropologie in Paris and to a lunatic phrenologist named Pierre Marie Alexandre Dumoutier, the creator of this ‘gallery of races’ in the first half of the 19th century, before the advent of photographic techniques.

By removing the busts from that place of punishment, the top of the Physical Anthropology Room, and placing them at eye level, I was able to see them up close, read and transcribe their respective names, and photograph them individually. It was a great thrill to be introduced, for the first time, to those human beings that time had tried to render invisible in various and successive ways. The next operation was to transpose the phantasmatic portraits to marbled paper, giving them a unique, exclusive appearance, deserving of a representation of human beings once destined to ostracism and the penumbra of a 19th-century anthropology museum. Marbled paper seemed like a feasible tombstone for the final resting place of these individual’s images.


Rosângela Rennó, 2014/2023


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Ova, homem de Madagascar, 2018
80 x 59 x 3,5 cm
Guidon, homem de Betanimen, 2018
73 x 58 x 3,5 cm
[não identificado], menino de Zanguebar], 2018
71 x 56 x 3,5 cm
[não identificado], homem da Ilha Rochet, Rio de Janeiro, 2021
80 x 58 x 3,5 cm
[não identificada], mulher do Industão, 2021
80 x 59 x 3,5 cm
Papua, mulher da Ilha de Santa Cruz, Novas Hébridas, 2021
73 x 58 x 3,5 cm
Se-Nou-Ty-Jah, homem do Iowa, 2021
77 x 58 x 3,5 cm
Makera, homem macua, Moçambique, 2018 
77,5 x 58 x 3,5 cm
[não identificado], homem da Nova Caledônia, 2022 
80 x 58 x 3,5 cm
Asenat Eleonora Elisabett, mulher esquimó, Groenlândia, 2022 
80 x 58 x 3,5 cm
[não identificado], homem da Terra do Fogo, 2022 
79,6 x 58 x 3,5 cm
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80,4 x 58,7 x 3,5 cm
Fchok, homem do arquipélago do Havaí, 2022 
78 x 58 x 3,5 cm
Kabila, homem da Argélia, 2022  
78 x 57,7 x 3,5 cm