work title
date
- câmera obtusa, 2022-2023
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cabeça, corpus e membros, 2022
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projeto terra de José Ninguém, 2021
- garota do desastre, 2021
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a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021
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projeto eaux des colonies, 2020-2021
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eaux des colonies (les origines), 2020-2021
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eaux des colonies (en construction), 2021
- espelhos pensantes, 1990/2021
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good apples | bad apples, 2019-2023
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exercícios de 3D (transparência), 2019
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Hercule & Hippolyte, 2019
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killing Che, 2019
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Brasil, 2019
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imagem persistente, 2019
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seres notáveis do mundo, 2018-2022
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nuptias, 2017-2023
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#rioutópico [em construção], 2017-2018
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bodas de porcelana, 2017
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bodas de prata, 2017
- Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede, 2015
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imagem de sobrevivência, 2015
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operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas, 2014–2016
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círculo mágico, 2014/2016
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insólidos, 2014
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lanterna mágica, 2012
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Río-Montevideo, 2011/2016
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corpo extranho africano, 2011
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per fumum, 2010-2011
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menos-valia [leilão], 2010
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memory link, 2009-2010
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série turista transcendental, 2009-2024
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os três reinos de Nasca, 2011-2024
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método básico de assovio Gomero-Tupi, 2014-2016
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esperando..., 2010-2014
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mundo da lua, 2013
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eternidade a dois passos, 2013-2015
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mi mo, kokoro mo, 2012
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yanğyin bosphoros, 2011-2012
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kundalini freedom, 2009-2011
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Uyuni sutra, 2008 – 2011
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anuloma-viloma azteca, 2010-2011
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bouk [ring/loop], 2006-2009
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Carrazeda+Cariri, 2009
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matéria de poesia, 2008-2013
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o profeta da negociação, 2008
- febre do cerrado, 2008
- febre do sertão, 2008
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si loin mais pourtant si près, 2008
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corpo da alma (o estado do mundo), 2006-2009
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brèd e[k/t] chocolat, 2006-2008
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frutos estranhos, 2006
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a última foto, 2006
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menos-valia [troca-troca], 2005/2007
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apagamentos, 2004-2005
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experiência de cinema, 2004
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corpo da alma, 2003-2009
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bibliotheca, 2002
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coopa-roca: 17 artesãs, 2002
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espelho diário, 2001
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série vermelha (militares), 2000-2003
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duplo v, 2000-2003
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cartologia, 2000
- Vera Cruz, 2000
- parede cega, 2000
- pés de Luanda, 1999
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vulgo/texto, 1998
- vulgo, 1997-2003
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cerimônia do adeus, 1997/2003
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United States (série mexicana), 1997
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cicatriz, 1996/2023
- wedding landscape, 1996
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hipocampo, 1995/1998
- antinômio II (frente), 1995-1996
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círculos viciosos (472 casamentos cubanos), 1995
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in oblivionem, 1994-1995
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imemorial, 1994
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heaven and hell, 1994
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evaporação de sentido, 1993-1994
- candelária, 1993
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private collection, 1992-1995
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private eye, 1992-1995
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atentado ao poder, 1992
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a bela e a fera, 1992
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primários, 1992
- duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
- triângulo amoroso, 1991/1992
- amnésia, 1991
- as diferentes idades da mulher, 1991
- obituários, 1991
- puzzles, 1991
- paz armada, 1990/2021
- o cidadão sem qualidade, 1990/2021
- transatlântico, 1990/2021
- as afinidades eletivas, 1990
- os homens são todos iguais, 1990
- qualidades de cidadão, 1990
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anti-cinema, 1989
- pequena ecologia da imagem, 1988
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contos de bruxas, 1988
- Alice (analógica), 1987
os três reinos
de Nasca, 2011-2024
the three kingdoms of Nasca, 2011-2024 captura de video: GoPro II (Nasca) e Felipe Carvalho (tatuagem)
tatuagem: Daniel Tucci
edição de video e áudio: Isabel Escobar
video shooting: GoPro II (Nasca) and Felipe Carvalho (tattoo)
tattoo: Daniel Tucci
video and audio editing: Isabel Escobar
A câmera instalada na asa direita da avioneta monomotora nos acompanhou durante o sobrevoo, do qual vi uma sucessão espetacular de linhas e mais linhas impecavelmente retas, paralelas ou se entrecruzando e desenhos de círculos e espirais perfeitas, e também um colibri, um condor, um lagarto, um macaco com rabo espiralado, uma aranha, um cão, peixes e pássaros diversos, lhamas e conchas. Definitivamente, era como se uma certa seleção do reino animal tivesse sido tatuada, escarificada na pálida pele do deserto, da mesma cor da minha pele.
Foi impossível registrar com precisão aqueles desenhos: o olho da câmera não funciona como o olho da memória. Surpreendentemente, entre os geóglifos estava a representação de uma árvore; um único exemplar do reino vegetal, seco, porém soberano em sua existência isolada e improvável. Me veio o súbito desejo de trazer de volta, comigo, o deserto. Mas como? Se eu tatuasse, em mim, a miniatura daquela árvore, eu reuniria na minha pele os três reinos de Nasca: o mineral, o animal e o vegetal. Condensando todo o mistério e o improvável, carregaria, comigo, todo o deserto. Então, onze anos após aquele sobrevoo, a caneta do tatuador desenhou um traço único que, à distância, não pude percorrer. Como um mantra, o som do motor da avioneta se misturou ao som do motor da caneta do tatuador.
Rosângela Rennó, 2011/2024
The camera installed on the right wing of the single-engine plane accompanied us during the flight over, from which I saw a spectacular succession of lines and more lines that were impeccably straight, parallel or intersecting and drawings of perfect circles and spirals, as well as a hummingbird, a condor, a lizard, a monkey with a spiral tail, a spider, a dog, various fish and birds, llamas and shells. It was definitely as if a certain selection of the animal kingdom had been tattooed, scarified on the pale desert skin, the same color as my own.
It was impossible to accurately record those drawings: the eye of the camera doesn't work like the eye of memory. Surprisingly, among the geoglyphs was the representation of a tree; a single specimen of the plant kingdom, dry but sovereign in its isolated and improbable existence. A sudden desire came over me to bring the desert back with me. But how? If I tattooed the miniature of that tree on myself, I would bring together on my skin the three kingdoms of Nasca: the mineral, the animal and the plant. Condensing all the mystery and the improbable, I would carry the whole desert with me. Then, eleven years after that flight, the tattoo artist’s pen drew a unique line that, from a distance, I couldn’t trace. Like a mantra, the sound of the plane’s engine blended with the sound of the tattoo artist’s pen.
Rosângela Rennó, 2024