título do trabalho
work title
data
date

os três reinos 
de Nasca, 2011-2024 

the three kingdoms of Nasca, 2011-2024
    video monocanal (1920 x 1080, cor/som, 30’) e adesivo vinílico
    captura de video: GoPro II (Nasca) e Felipe Carvalho (tatuagem)
    tatuagem: Daniel Tucci
    edição de video e áudio: Isabel Escobar


    single-channel video (1920 x 1080, colour/sound. 30’) and vinyl adhesive 
    video shooting: GoPro II (Nasca) and Felipe Carvalho (tattoo)
    tattoo: Daniel Tucci
    video and audio editing: Isabel Escobar


    No deserto de Nasca, nunca chove, não há vento e, aparentemente, nada que não pertença ao reino mineral. Entretanto, em algum momento remoto essa paisagem não deveria ser assim. Não se sabe ao certo como surgiram ou como foram realizados e até mesmo por que, mas os misteriosos geóglifos, sulcados na superfície seca da região do povo Nasca, existem há no mínimo mil e quinhentos anos. É como se, com perfeição cirúrgica, um formão gigante tivesse retirado as pedras escuras e exposto a camada inferior de uma epiderme, mais clara. A magnitude desses geóglifos só poderia ser percebida por seres gigantes, percorrendo toda aquela aridez a passos largos. A nós, seres vivos normais, de estatura mediana, ainda que num suposto topo da hierarquia do reino animal, só nos é possível apreciar as incisões monumentais se pudermos sobrevoar essa ampla pele mineral.

    A câmera instalada na asa direita da avioneta monomotora nos acompanhou durante o sobrevoo, do qual vi uma sucessão espetacular de linhas e mais linhas impecavelmente retas, paralelas ou se entrecruzando e desenhos de círculos e espirais perfeitas, e também um colibri, um condor, um lagarto, um macaco com rabo espiralado, uma aranha, um cão, peixes e pássaros diversos, lhamas e conchas. Definitivamente, era como se uma certa seleção do reino animal tivesse sido tatuada, escarificada na pálida pele do deserto, da mesma cor da minha pele.

    Foi impossível registrar com precisão aqueles desenhos: o olho da câmera não funciona como o olho da memória. Surpreendentemente, entre os geóglifos estava a representação de uma árvore; um único exemplar do reino vegetal, seco, porém soberano em sua existência isolada e improvável. Me veio o súbito desejo de trazer de volta, comigo, o deserto. Mas como? Se eu tatuasse, em mim, a miniatura daquela árvore, eu reuniria na minha pele os três reinos de Nasca: o mineral, o animal e o vegetal. Condensando todo o mistério e o improvável, carregaria, comigo, todo o deserto. Então, onze anos após aquele sobrevoo, a caneta do tatuador desenhou um traço único que, à distância, não pude percorrer. Como um mantra, o som do motor da avioneta se misturou ao som do motor da caneta do tatuador.


    Rosângela Rennó, 2011/2024
    In the Nasca desert, it never rains, there’s no wind and, apparently, nothing that doesn’t belong to the mineral kingdom. However, at some remote time this landscape was not supposed to be like this. It’s not known for sure how they came about or how they were made or even why, but the mysterious geoglyphs, carved into the dry surface of the Nasca region, have existed for at least fifteen hundred years. It’s as if, with surgical perfection, a giant chisel had removed the dark stones and exposed the lower layer of a lighter epidermis. The magnitude of these geoglyphs could only have been perceived by giant beings, striding across the arid terrain. We, normal living beings of average height, even though we are supposedly at the top of the hierarchy of the animal kingdom, can only appreciate the monumental incisions if we can fly over this broad mineral skin.

    The camera installed on the right wing of the single-engine plane accompanied us during the flight over, from which I saw a spectacular succession of lines and more lines that were impeccably straight, parallel or intersecting and drawings of perfect circles and spirals, as well as a hummingbird, a condor, a lizard, a monkey with a spiral tail, a spider, a dog, various fish and birds, llamas and shells. It was definitely as if a certain selection of the animal kingdom had been tattooed, scarified on the pale desert skin, the same color as my own. 

    It was impossible to accurately record those drawings: the eye of the camera doesn't work like the eye of memory. Surprisingly, among the geoglyphs was the representation of a tree; a single specimen of the plant kingdom, dry but sovereign in its isolated and improbable existence. A sudden desire came over me to bring the desert back with me. But how? If I tattooed the miniature of that tree on myself, I would bring together on my skin the three kingdoms of Nasca: the mineral, the animal and the plant. Condensing all the mystery and the improbable, I would carry the whole desert with me. Then, eleven years after that flight, the tattoo artist’s pen drew a unique line that, from a distance, I couldn’t trace. Like a mantra, the sound of the plane’s engine blended with the sound of the tattoo artist’s pen.


    Rosângela Rennó, 2024