work title
date
- câmera obtusa, 2022-2023
-
cabeça, corpus e membros, 2022
-
projeto terra de José Ninguém, 2021
-
a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021
-
projeto eaux des colonies, 2020-2021
-
eaux des colonies (les origines), 2020-2021
-
eaux des colonies (en construction), 2021
-
Good Apples | Bad Apples, 2019-2023
-
exercícios de 3D (transparência), 2019
-
Hercule & Hippolyte, 2019
-
Killing Che, 2019
-
Brasil, 2019
-
imagem persistente, 2019
-
seres notáveis do mundo, 2018-2022
-
nuptias, 2017-2023
-
#rioutópico [em construção], 2017-2018
-
bodas de porcelana, 2017
-
bodas de prata, 2017
-
imagem de sobrevivência, 2015
-
operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas, 2014–2016
-
círculo mágico, 2014/2016
-
insólidos, 2014
-
lanterna mágica, 2012
-
Río-Montevideo, 2011/2016
-
corpo extranho africano, 2011
-
per fumum, 2010-2011
-
menos-valia [leilão], 2010
-
memory link, 2009-2010
-
série turista transcendental, 2009-2024
-
os três reinos de Nasca, 2011-2024
-
método básico de assovio Gomero-Tupi, 2014-2016
-
esperando..., 2010-2014
-
mundo da lua, 2013
-
eternidade a dois passos, 2013-2015
-
mi mo, kokoro mo, 2012
-
Yanğyin bosphoros, 2011-2012
-
Kundalini Freedom, 2009-2011
-
Uyuni Sutra, 2008 – 2011
-
Anuloma-Viloma Azteca, 2010-2011
-
bouk [ring/loop], 2006-2009
-
Carrazeda+Cariri, 2009
-
matéria de poesia, 2008-2013
-
o profeta da negociação, 2008
- febre do cerrado, 2008
- febre do sertão, 2008
-
si loin mais pourtant si près, 2008
-
corpo da alma (o estado do mundo), 2006-2009
-
brèd e[k/t] chocolat, 2006-2008
-
frutos estranhos, 2006
-
a última foto, 2006
-
menos-valia [troca-troca], 2005/2007
-
apagamentos, 2004-2005
-
experiência de cinema, 2004
-
corpo da alma, 2003-2009
-
bibliotheca, 2002
-
COOPA-ROCA: 17 artesãs, 2002
-
espelho diário, 2001
-
série vermelha (Militares), 2000-2003
-
duplo V, 2000-2003
-
cartologia, 2000
-
Vera Cruz, 2000
- pés de Luanda, 1999
- parede cega, 1998-2000
-
vulgo/texto, 1998
-
sem título (mórmons), 1998
- vulgo, 1997-2003
-
cerimônia do adeus, 1997/2003
-
United States (série Mexicana), 1997
-
cicatriz, 1996/2023
-
sem título (thoughtograph), 1996/2021
- serie vermelha, 1996–1999
-
paisagem de casamento, 1996
-
hipocampo, 1995/1998
- antinômio II (frente), 1995-1996
-
círculos viciosos (472 casamentos Cubanos), 1995
-
in oblivionem, 1994-1995
-
imemorial, 1994
-
Heaven and Hell, 1994
-
evaporação de sentido, 1993-1994
- candelária, 1993
-
coleção privada, 1992-1995
-
olho privado, 1992-1995
-
atentado ao Poder, 1992
-
a bela e a fera, 1992
-
primários, 1992
- duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
-
a identidade em jogo, 1991
-
as diferentes idades da mulher, 1991
- paz armada, 1990/2021
-
espelhos pensantes, 1990/2021
- o cidadão sem qualidade, 1990/2021
- qualidades de cidadão, 1990
-
anti-cinema (fotogramas), 1989
-
anti-cinema (discos), 1989
-
pequena ecologia da imagem, 1988
-
contos de bruxas, 1988
-
Alice (analógica), 1987
-
autorretrato com a Rolleiflex do meu pai, 1986
operação Aranhas / Arapongas / Arapucas, 2014 – 2016
Operation Spiders / Bellbirds / Trap, 2014 – 2016A série intitulada Operação Aranhas/Arapongas/Arapucas é constituida por 13 trípticos, formados a partir da associação de fotos realizadas por três fotógrafos diferentes, em épocas e eventos específicos. Treze fotografias foram realizadas por José Inacio Parente, durante a Passeata dos Cem mil, no Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1968. Treze outras fotos foram feitas por mim, durante o Comício das Diretas Já, em Belo Horizonte, em 24 de fevereiro de 1984. As últimas treze foram realizadas pela Cia de Foto, durante o Movimento Passe Livre, em São Paulo, dias 17 e 20 de junho de 2013. Todas as fotos foram portanto tomadas durante as maiores manifestações públicas no Brasil, desde a ditadura militar, cada conjunto de imagens envolvendo uma das três maiores cidades brasileiras.
Os trípticos são constituídos por fotos feitas em cada um dos três eventos diferentes. Para cada evento, escolhi um padrão específico de papel de seda em relevo - o tipo tradicional usado no entrefolhamento de páginas de álbuns de fotos antigas. O reconhecimento dos três eventos diferentes é possível pela diferença entre os padrões de relevo do papel de seda. As lentes e os filtros das câmeras permitem entrever os rostos na multidão, uma referência à maneira como os informantes da polícia militar, conhecidos como 'arapongas', costumavam demarcar os indivíduos considerados subversivos à ditadura brasileira, nas fotografias de comícios ou de grupos de manifestantes.
Rosângela Rennó, 2014
The whole series entitled Operação Aranhas/Arapongas/Arapucas [Operation Spiders/Bellbirds/Snares] is constituted by 13 triptychs, each formed from the association of photographs done by three photographers in specific times and events. Thirteen photographs were taken by Jose Inacio Parente, during the Passeata dos Cem mil [March of Hundred Thousand], in Rio de Janeiro, on June 26, 1968. Thirteen other photos were taken by me, during the Comício das Diretas Já [Direct Elections Now Rally], in Belo Horizonte, 24 February 1984. The last thirteen were carried out by Cia de Foto during the Movimento Passe Livre [Free Pass Movement] in São Paulo, 17 and 20 June 2013. All the photos were then taken in the major manifestations in Brazil, since the military dictatorship and they look similar.
The triptychs are constituted by photos done in each of the three different events. To each event, I chose one specific pattern of embossed silk paper - the traditional type of interleaving of pages of old photo albums. The recognition of the 3 different events was possible by the difference between the patterns of silk paper. Camera lenses and filters allow us to glimpse the faces in the crowd, a reference to the way the informants (the so-called ‘arapongas’) of the military police used to highlight the individuals considered subversive to the Brazilian dictatorship, in the photographs of rallies or groups of protesters.
Rosângela Rennó, 2014