site em reconstruçãosite under reconstruction
título do trabalho
work title
data
date

operação Aranhas / Arapongas / Arapucas, 2014 – 2016

Operation Spiders / Bellbirds / Trap, 2014 – 2016
três impressões digitais sobre papel Hahnemühle PhotoRag 308g, papel de seda, acrílico, parafusos e objetivas antigas
trípticos a partir de fotografias realizadas por José Inácio Parente (Rio de Janeiro, Passeata dos Cem Mil, 1968), Rosângela Rennó (Belo Horizonte, Comício das Diretas Já, 1984) e Cia de Foto (São Paulo, Movimento Passe Livre, 2013)





three digital prints on Hahnemühle PhotoRag 308g paper, silk paper, Plexiglas, bolts and old lenses
triptychs from photographs taken by José Inácio Parente (Rio de Janeiro, Passeata dos Cem Mil, 1968), Rosângela Rennó (Belo Horizonte, Comício das Diretas Já, 1984) and Cia de Foto (São Paulo, Movimento Passe Livre, 2013)


O que faz uma multidão mudar o mundo? Ou pelo menos o curso de uma de suas histórias? O que a transforma numa enchente que tudo carrega e arrasta, sem medir sua própria força? O que a torna um monstro incontornável, capaz de atormentar até mesmo o algoz mais inescrupuloso? As massas são constituídas de centenas, milhares ou milhões de indivíduos que, em geral, não representam grande perigo ao sistema quando isolados. Entretanto, para nossa sorte ou nosso azar, cada um deles carrega um fragmento importante da corrente do DNA do monstro, que se perde ou se recupera em outro ponto da cadeia, perpetuando seu dinamismo e mantendo-o sempre na flor da idade. Terrível e maravilhoso.

A série intitulada Operação Aranhas/Arapongas/Arapucas é constituida por 13 trípticos, formados a partir da associação de fotos realizadas por três fotógrafos diferentes, em épocas e eventos específicos. Treze fotografias foram realizadas por José Inacio Parente, durante a Passeata dos Cem mil, no Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1968. Treze outras fotos foram feitas por mim, durante o Comício das Diretas Já, em Belo Horizonte, em 24 de fevereiro de 1984. As últimas treze foram realizadas pela Cia de Foto, durante o Movimento Passe Livre, em São Paulo, dias 17 e 20 de junho de 2013. Todas as fotos foram portanto tomadas durante as maiores manifestações públicas no Brasil, desde a ditadura militar, cada conjunto de imagens envolvendo uma das três maiores cidades brasileiras.

Os trípticos são constituídos por fotos feitas em cada um dos três eventos diferentes. Para cada evento, escolhi um padrão específico de papel de seda em relevo - o tipo tradicional usado no entrefolhamento de páginas de álbuns de fotos antigas. O reconhecimento dos três eventos diferentes é possível pela diferença entre os padrões de relevo do papel de seda. As lentes e os filtros das câmeras permitem entrever os rostos na multidão, uma referência à maneira como os informantes da polícia militar, conhecidos como 'arapongas', costumavam demarcar os indivíduos considerados subversivos à ditadura brasileira, nas fotografias de comícios ou de grupos de manifestantes.


Rosângela Rennó, 2014
What makes a crowd change the world? Or at least the course of one of its stories? What turns it into a flood that carries and drags everything, without measuring its own strength? What makes it an unavoidable monster, capable of tormenting even the most unscrupulous torturer? The masses are made up of hundreds, thousands or millions of individuals who, in general, pose little danger to the system when isolated. However, for our luck or our misfortune, each of these individuals carries an important fragment of the monster's DNA chain, which is lost or recovered elsewhere in the chain, perpetuating its dynamism and keeping it always in its bloom of age. Terrible and wonderful. 

The whole series entitled Operação Aranhas/Arapongas/Arapucas [Operation Spiders/Bellbirds/Snares] is constituted by 13 triptychs, each formed from the association of photographs done by three photographers in specific times and events. Thirteen photographs were taken by Jose Inacio Parente, during the Passeata dos Cem mil [March of Hundred Thousand], in Rio de Janeiro, on June 26, 1968. Thirteen other photos were taken by me, during the Comício das Diretas Já [Direct Elections Now Rally], in Belo Horizonte, 24 February 1984. The last thirteen were carried out by Cia de Foto during the Movimento Passe Livre [Free Pass Movement] in São Paulo, 17 and 20 June 2013. All the photos were then taken in the major manifestations in Brazil, since the military dictatorship and they look similar.

The triptychs are constituted by photos done in each of the three different events. To each event, I chose one specific pattern of embossed silk paper - the traditional type of interleaving of pages of old photo albums. The recognition of the 3 different events was possible by the difference between the patterns of silk paper. Camera lenses and filters allow us to glimpse the faces in the crowd, a reference to the way the informants (the so-called ‘arapongas’) of the military police used to highlight the individuals considered subversive to the Brazilian dictatorship, in the photographs of rallies or groups of protesters.


Rosângela Rennó, 2014


outros textos

other texts