work title
date
- câmera obtusa, 2022-2023
-
cabeça, corpus e membros, 2022
-
projeto terra de José Ninguém, 2021
- garota do desastre, 2021
-
a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021
-
projeto eaux des colonies, 2020-2021
-
eaux des colonies (les origines), 2020-2021
-
eaux des colonies (en construction), 2021
- espelhos pensantes, 1990/2021
-
good apples | bad apples, 2019-2023
-
exercícios de 3D (transparência), 2019
-
Hercule & Hippolyte, 2019
-
killing Che, 2019
-
Brasil, 2019
-
imagem persistente, 2019
-
seres notáveis do mundo, 2018-2022
-
nuptias, 2017-2023
-
#rioutópico [em construção], 2017-2018
-
bodas de porcelana, 2017
-
bodas de prata, 2017
- Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede, 2015
-
imagem de sobrevivência, 2015
-
operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas, 2014–2016
-
círculo mágico, 2014/2016
-
insólidos, 2014
-
lanterna mágica, 2012
-
Río-Montevideo, 2011/2016
-
corpo extranho africano, 2011
-
per fumum, 2010-2011
-
menos-valia [leilão], 2010
-
memory link, 2009-2010
-
série turista transcendental, 2009-2024
-
os três reinos de Nasca, 2011-2024
-
método básico de assovio Gomero-Tupi, 2014-2016
-
esperando..., 2010-2014
-
mundo da lua, 2013
-
eternidade a dois passos, 2013-2015
-
mi mo, kokoro mo, 2012
-
yanğyin bosphoros, 2011-2012
-
kundalini freedom, 2009-2011
-
Uyuni sutra, 2008 – 2011
-
anuloma-viloma azteca, 2010-2011
-
bouk [ring/loop], 2006-2009
-
Carrazeda+Cariri, 2009
-
matéria de poesia, 2008-2013
-
o profeta da negociação, 2008
- febre do cerrado, 2008
- febre do sertão, 2008
-
si loin mais pourtant si près, 2008
-
corpo da alma (o estado do mundo), 2006-2009
-
brèd e[k/t] chocolat, 2006-2008
-
frutos estranhos, 2006
-
a última foto, 2006
-
menos-valia [troca-troca], 2005/2007
-
apagamentos, 2004-2005
-
experiência de cinema, 2004
-
corpo da alma, 2003-2009
-
bibliotheca, 2002
-
coopa-roca: 17 artesãs, 2002
-
espelho diário, 2001
-
série vermelha (militares), 2000-2003
-
duplo v, 2000-2003
-
cartologia, 2000
- Vera Cruz, 2000
- parede cega, 2000
- pés de Luanda, 1999
-
vulgo/texto, 1998
- vulgo, 1997-2003
-
cerimônia do adeus, 1997/2003
-
United States (série mexicana), 1997
-
cicatriz, 1996/2023
- wedding landscape, 1996
-
hipocampo, 1995/1998
- antinômio II (frente), 1995-1996
-
círculos viciosos (472 casamentos cubanos), 1995
-
in oblivionem, 1994-1995
-
imemorial, 1994
-
heaven and hell, 1994
-
evaporação de sentido, 1993-1994
- candelária, 1993
-
private collection, 1992-1995
-
private eye, 1992-1995
-
atentado ao poder, 1992
-
a bela e a fera, 1992
-
primários, 1992
- duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
- triângulo amoroso, 1991/1992
- amnésia, 1991
- as diferentes idades da mulher, 1991
- obituários, 1991
- puzzles, 1991
- paz armada, 1990/2021
- o cidadão sem qualidade, 1990/2021
- transatlântico, 1990/2021
- as afinidades eletivas, 1990
- os homens são todos iguais, 1990
- qualidades de cidadão, 1990
-
anti-cinema, 1989
- pequena ecologia da imagem, 1988
-
contos de bruxas, 1988
- Alice (analógica), 1987
lanterna mágica, 2012-2016
magic lantern series, 2012-2016155 x 105 cm cada
oito lanternas mágicas de várias marcas e idades, fabricadas entre os sçulos XIX e XX, mesas de ferro, temprizadores, diapositivos em película Kodalith
dimensões variáveis
155 x 105 cm each
eight magic lanterns from diffeent brands and ages, manufactured in the 19th and 20th centuries, iron tables and timers
variable dimensions
No laboratório de fotografia analógica, sob lanternas vermelhas, o tempo e a luminosidade do ampliador são controlados para que a dose correta de luz atravesse a película fotográfica e projete as sombras adequadas sobre o papel emulsionado com gelatina e sais de prata e, só assim, uma boa cópia fotográfica poderá ser revelada. Há tempos sabemos que é a dose que faz o veneno. Aplicando esse adágio à prática no laboratório fotográfico, sabemos que se a luz for excessiva, a imagem será consumida pela escuridão produzida sobre o papel fotográfico, sua morte sendo revelada quimicamente.
Na série Lanterna Mágica, cada negativo preto e branco gerou quatro imagens distintas, de acordo com a intensidade da luz de uma lanterna projetada sobre o papel fotográfico, antes do processo químico de revelação. Cada paisagem foi, portanto, parcialmente consumida quatro vezes, cada uma delas por uma mancha, ou melhor, um buraco negro, inescapável, de tamanho diferente, produzido pela exposição a uma luz intensa e pontual. Como se uma lanterna invertida, ao invés de clarear, escurecesse a paisagem para onde ela apontou, demonstrando que o veneno sempre pode ser mais fatal do que imaginamos.
Na contramão da documentação de base digital, esse exercício visual construído dentro do laboratório fotográfico pretendia abrir caminho para a discussão sobre a ontologia da imagem fotográfica original e a construção de uma possível ponte filosófica com um breve episódio da história da humanidade (que pode estar situado entre seus primórdios ou seus estertores…), representado por fotografias banais.
A série Lanterna Mágica está formada por um conjunto de 14 fotografias realizadas em laboratório fotográfico analógico, sobre papel de fibra, à base de gelatina e sais de prata.
Rosângela Rennó, 2012/2024