título do trabalho
work title
data
date

Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede, 2015

Foto Cine Clube Bandeirante: from archive to network, 2015
279 fotografias da coleção do Foto Cine Clube Bandeirante sobre painéis de Lina Bobardi inclinados e textos em vinil sobre parede
279 photographs from the Foto Cine Clube Bandeirante collection on inclined panels by Lina Bobardi and vinyl texts on the wall

© Edouard Fraipont
© Edouard Fraipont
© Edouard Fraipont
© Edouard Fraipont
© Edouard Fraipont

Fundado em 1939, ao longo de seus 76 anos, mais de 5 mil associados passaram pelas dependências dos quatro endereços do Foto Cine Clube Bandeirante – do 22º andar do Edifício Martinelli até o número 1108 da rua Augusta, em São Paulo, onde permanece ativo ainda hoje. Como vários grupos e clubes que proliferaram pelo mundo no século 20, o FCCB fez parte de uma grande rede de intercâmbio de imagens fotográficas. Por meio de seus salões, exposições e publicações, ele foi, por muitas décadas, o mais importante centro paulista de informação e de ensino técnico da fotografia, de disseminação de críticas, preceitos e correspondências entre os aficionados da fotografia, amadores ou profissionais. Esta exposição apresenta 279 obras de 85 de seus membros, parte de um grande arquivo constituído pelo FCCB, ao longo de várias décadas. O recorte exposto originou-se em 2014 a partir da cessão em comodato de 275 fotografias e da doação de outras quatro por particulares.

Duas noções fundamentais norteiam a exposição: a de arquivo e a de rede.

Arquivo é o que se constituiu pelo conjunto de fotografias que se acumulavam nas gavetas do FCCB. As gavetas continham as fotografias que viajavam pelo mundo, participando de exposições e salões. Cada fotografia é mais que uma imagem, pois guarda, em seu verso, o histórico de seu percurso por meio de selos, anotações e carimbos. Esse verso é tão importante quanto a imagem, pois registra sua participação numa vasta, prolífica e duradoura rede de intercâmbio de fotografia e informação. Por essa razão, a exposição exibe a frente e o verso das fotografias.

Para enfatizar a ideia de rede, as cópias fotográficas foram organizadas cronologicamente, de acordo com sua primeira participação em uma exposição. A opção de expor as fotografias sem molduras, ocupando os painéis inclinados em duas faixas lineares, é uma referência à maneira simples e despretensiosa como elas eram originalmente mostradas nos salões.

Sobre as paredes, estão apresentadas a lista cronológica dos salões nos quais as fotografias foram mostradas e um mapa-múndi com as localidades onde ocorreram as exposições. Complementam a pesquisa em torno desse arquivo alguns trechos extraídos dos cerca de 250 Boletins publicados pelo FCCB, exemplificando a evolução dos debates e do pensamento sobre fotografia, desde sua fundação. Uma vitrine apresenta os catálogos dos primeiros 31 salões fotográficos organizados pelo FCCB.

Se esta exposição pode ser entendida como um passo decisivo no processo de legitimação da fotografia moderna brasileira que agora chega ao museu, ela também busca situar a prática fotográfica em um contexto mais amplo – entre os anos 1940 e 1980. Nesse contexto, está a importância do FCCB para a formação e capacitação dos fotógrafos amadores e profissionais; a disseminação da informação sobre um fazer específico que não era ainda ensinado nas escolas técnicas ou de arte; e a formação de público para a fotografia – então uma “nova arte”, democrática e acessível.


Rosângela Rennó, curadora-adjunta de fotografia, MASP
Throughout the 76 years since its founding in 1939, the Foto Cine Clube Bandeirante has had a total of more than five thousand members, as it passed through four locations in São Paulo - beginning on the 22nd floor of the Edifício Martinelli until reaching its current address at 1108 Rua Augusta. Like various groups and clubs that proliferated around the world in the 20th century, the FCCB is part of a large network for the exchange of photographic images. Through its salons, exhibitions and publications it has for many years been São Paulo's most important hub of information and technical training in regard to photography, and for the dissemination of criticism, precepts and interchange among aficionados of photography, whether they be amateurs or professionals. This exhibition presents 279 works by 85 of its members, part of a large archive put together by the FCCB over various decades. The selection on display originated in 2014 based on a loan of 275 photographs and the donation of another four by individuals. 

The exhibition is guided by two fundamental notions: that of the archive and that of the network. 

The archive is what was constituted by the set of photographs that accumulated in the drawers of the FCCB. The drawers contain the photographs that traveled around Brazil and the world, participating in exhibitions and salons. Each photograph is more than an image, since its back evidences its path by way of seals, notations and stamps. This back is just as important as the image, insofar as it records the photo's participation in a vast, prolific and long-standing network for the exchange of photographs and information. For this reason, the exhibition shows the front and back of the photographs. 

To emphasize the idea of the network, the photographic prints were organized chronologically, according to their first participation in an exhibition. The decision to display the photographs without frames, occupying the inclined panels in two linear rows, is a reference to the simple and unpretentious way that they were originally exhibited at the salons.

On the walls, there is a chronological list of the salons in which the photographs were shown, along with a world map with the places where the exhibitions were held. The research into this archive is complemented by some passages excerpted from about 250 bulletins published by the FCCB, evincing the development of the club's debates and thought about photography, ever since its founding. A display case presents the catalogs of the first 31 photography salons held by the FCCB.
 
If this exhibition can be understood as a decisive step in the process of the legitimation of modern Brazilian photography - in which Itaú Cultural is our partner in the preservation, conservation and dissemination of these collections -, the show also seeks to situate the practice of photography in a wider context - between the 1940s and the 1980s. In this context we see the FCCB's importance for the encouragement and training of amateur and professional photographers, the spread of information about a specific practice that was not yet being taught at technical or art schools, and the formation of a public that appreciated photography - then a "new art" that was both democratic and accessible.


Rosângela Rennó, adjunct curator of photography, MASP