título de trabalho
work title
textos selecionados
selected texts
cabeça, corpus e membros, 2022
projeto terra de José Ninguém, 2021 projeto eaux des colonies, 2020-2021
good apples | bad apples, 2019-2023
lanterna mágica, 2012
Río-Montevideo, 2011/2016
corpo extranho africano, 2011
per fumum, 2010-2011
menos-valia [leilão], 2010
matéria de poesia, 2008-2013
febre do sertão, 2008
a última foto, 2006
apagamentos, 2004-2005
experiência de cinema, 2004
corpo da alma, 2003-2009
bibliotheca, 2002
espelho diário, 2001
série vermelha (militares), 2000-2003
cartologia, 2000
vera cruz, 2000
parede cega, 1998-2000
vulgo/texto, 1998
vulgo, 1997-2003
cerimônia do adeus, 1997/2003
cicatriz, 1996/2023
paisagem de casamento, 1996
hipocampo, 1995/1998
círculos viciosos (472 casamentos cubanos), 1995
imemorial, 1994
atentado ao poder, 1992
a bela e a fera, 1992
duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
as diferentes idades da mulher, 1991
obituários, 1991
paz armada, 1990/2021
anti-cinema, 1989
Rosângela Rennó
Textos relacionados ao trabalho
Texts linked to the work experiencing cinema
[...] Rennó foi ainda mais radical em sua instalação de vídeo seguinte. Continuando a seguir seu modelo artístico, ela fundiu os domínios da engenharia, do cinema e do espiritual para examinar os domínios da memória e do esquecimento. Em 2004, Rennó trabalhou com dois engenheiros talentosos para criar Experiência de Cinema, um aparelho autônomo que produz repetidamente uma nuvem de óleo vegetal na qual imagens de arquivo aparecem sucessivamente por apenas oito segundos e depois desaparecem. Esses breves fantasmas compreendem quatro grupos de trinta e uma fotografias que fazem referência a classificações arquetípicas, como crime, guerra, família ou amor, encontradas em exposições fotográficas seminais como The Family of Man (inaugurada no Museu de Arte Moderna em janeiro de 1955). O destaque deliberado desses pares de imagens desvia a atenção dos gêneros individuais para o processo associativo entre eles e a transação espectral da obra. Essa notável instalação evoca uma sensação de antecipação e admiração que lembra o efeito transformador das lanternas mágicas sobre o público do século XIX. No entanto, além dessa referência, há a percepção de que esse trabalho evidencia a natureza destemida de Rennó, que se aprofunda no passado para criar um trabalho instigante e visionário para o futuro. [...]
MATHESON, Elizabeth. Rosângela Rennó (excerto de texto). In Artnexus, #72 v. 8, 2009, p. 54-59.
[…] Rennó was even more radical in her next video installation in continuing to pursue an artistic model, merging the realms of engineering, cinema and the spiritual in order to examine the realms of memory and oblivion. In 2004, Rennó worked alongside a team couple of talented engineers to create Experiência de Cinema (Experiencing Cinema). A free standing apparatus that repeatedly exhales a curtain of dry ice vegetable oil smoke conjuring archival photographs that would slowly appear as successive frames for a mere eight seconds and then disappear. Within these brief phantasmagoric apparitions are thirty one photographs referencing the twinned processes of life such as crime, war, family or love found in such seminal photographic exhibitions as “The Family of Man” (which opened at The Museum of Modern Art in January 1955). The deliberate foregrounding of these pairings deflects concerted attention away from the individual film genres and onto the associative process between them and the spectral transaction at large. This remarkable installation evokes a sense of anticipation and wonderment – reminiscent of the transformative effect of magic lanterns on the history of the cinema – yet beyond this historic reference is the realization that this creation evidences the artist's fearless nature of drawing deep into the past to create thought-provoking and visionary work for the future. […]
MATHESON, Elizabeth. Rosângela Rennó (text excerpt). In Artnexus, #72 v. 8, 2009, p. 54-59.