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selected texts
projeto terra de José Ninguém, 2021
projeto eaux des colonies, 2020-2021
- eaux des colonies (les origines), 2020-2021
- eaux des colonies (en construction), 2021
aucune bête au monde, 2019
lanterna mágica, 2012
Río-Montevideo, 2011/2016
corpo extranho africano, 2011
menos-valia [leilão], 2010
matéria de poesia, 2008-2013
a última foto, 2006
apagamentos, 2004-2005
experiência de cinema, 2004
corpo da alma, 2003-2009
bibliotheca, 2002
espelho diário, 2001
série vermelha (militares), 2000-2003
cartologia, 2000
vera cruz, 2000
parede cega, 1998-2000
vulgo/texto, 1998
vulgo [alias], 1997-2003
cerimônia do adeus, 1997/2003
cicatriz, 1996/2023
paisagem de casamento, 1996
hipocampo, 1995/1998
imemorial, 1994
atentado ao poder, 1992
duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
paz armada, 1990/2021
anti-cinema (fotogramas), 1989
anti-cinema (discos), 1989
- pequena ecologia da imagem, 1988
Incorporação do olhar
Em Corpos Extranhos vemos um antigo mapa mundi com a reprodução do continente africano. Ao lado dessa reprodução, como um enxerto soturno, Rennó acopla uma prótese dentária que lembra os objetos fetichizados dos rituais de matriz africana como o voodoo ou a santeria. Esse corpo estranho – termo médico utilizado para se referir a um invasor que de maneira não-natural se insere em um organismo o adoecendo – é entranhado ao terreno visual de maneira agressiva. Ele paira ameaçadoramente sobre o continente como se prestes a atracar em seus portos e em seguida feri-lo ou abocanhá-lo. A peça nos remete imediatamente à violência da escravidão, criando uma zona de mal estar. Gera um desconforto e traz um amargor na boca. Rennó subverte a racionalidade do mapa (tão útil ao colonizador) para inserir ali uma ferida que adoece a objetividade científica cartográfica. Na chave benjaminiana, produz um “monumento” a barbárie que subjaz todo monumento que é erguido aos vencedores. […]
BERGAMASCHI, Bárbara. Incorporação do olhar (excerto de texto). In ArtRio, 10a edição, 2020.