título do trabalho
work title
data
date

evaporação de sentido, 1993-1994

evaporation of meaning, 1993-1994
quatro fotomontagens com impressões fotográficas em processo cromogênico, adesivo vinílico, parafusos e cartões pluma
71 x 80 x 0,4 cm cada
four photomontages with phographic C-prints, vinyl adhesive, bolts and foam boards
71 x 80 x 0,4 cm each

© Filipe Berndt

Na iconografia antiga, principalmente religiosa, a ‘evaporação de sentido’ ocorria quando uma imagem se contaminava formalmente por outra perdendo seu sentido original, como por exemplo as imagens do menino Jesus realizadas por artesãos hindus, em Goa, que mais pareciam pequenos Budas ou Krishnas. Uma forma esvaziada de sentido migra e se plasma sobre outra, adotando novo significado. Por extensão, podemos aplicar esse conceito a vários procedimentos estéticos ou artísticos já realizados, inclusive como título, já que a expressão é tremendamente sedutora e poética.

As fotomontagens que compõem ‘Evaporação de sentido’ foram realizadas com o apoio do jornal Diário da Tarde, de Belo Horizonte, para a exposição Um dia na cidade,no Palácio das Artes, Belo Horizonte, 1994. A ideia era acompanhar a equipe do editorial de polícia do jornal e fotografar os eventos que tivessem envolvimento policial, repetindo os mesmos passos e clics do fotógrafo. Terminei documentando todo o percurso que fizemos, isto é, todos os locais visitados, produzindo também fotos que não tinham nenhum interesse jornalístico.

Descobri que, no jargão do jornal, ‘dar local’ significava ter imagens boas para publicação. Nas situações em que o sinistro já estava descaracterizado ou a cena do crime já desfeita, se configurava o ‘não deu local’. Nem todas as minhas fotografias eram coerentes com a premissa do ‘dar local’ mas fiquei muito satisfeita com elas. Então, optei por interpretar a ideia de ‘local’ ao pé da letra, ampliando fotos dos oito locais que visitamos sem entretanto identificá-los, numa tentativa de aplicação do conceito de ‘evaporação de sentido’ a esse trabalho. Além disso, para amplificar o efeito da evaporação, decidi dispor as fotografias num tipo de montagem que simulava a disposição usual do conteúdo num jornal, onde a diagramação final é construída para que as folhas impressas sejam dobradas. O resultado disso foi um duplo esvaziamento, do conteúdo e da forma, para adquirir um novo significado. 


Rosângela Rennó, 1994

© Rosângela Rennó
© Rosângela Rennó
© Rosângela Rennó
© Rosângela Rennó