título de trabalho
work title
textos selecionados
selected texts
cabeça, corpus e membros, 2022
projeto terra de José Ninguém, 2021 projeto eaux des colonies, 2020-2021
good apples | bad apples, 2019-2023
lanterna mágica, 2012
Río-Montevideo, 2011/2016
corpo extranho africano, 2011
per fumum, 2010-2011
menos-valia [leilão], 2010
matéria de poesia, 2008-2013
febre do sertão, 2008
a última foto, 2006
apagamentos, 2004-2005
experiência de cinema, 2004
corpo da alma, 2003-2009
bibliotheca, 2002
espelho diário, 2001
série vermelha (militares), 2000-2003
cartologia, 2000
vera cruz, 2000
parede cega, 1998-2000
vulgo/texto, 1998
vulgo, 1997-2003
cerimônia do adeus, 1997/2003
cicatriz, 1996/2023
paisagem de casamento, 1996
hipocampo, 1995/1998
círculos viciosos (472 casamentos cubanos), 1995
imemorial, 1994
atentado ao poder, 1992
a bela e a fera, 1992
duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
as diferentes idades da mulher, 1991
obituários, 1991
paz armada, 1990/2021
anti-cinema, 1989
Três esquivas rumo ao arquivo de Rosângela Rennó
Three Sidesteps to Rosângela Rennó's Archive
Textos relacionados ao trabalho
Texts linked to the work operation Spiders / Bellbirds / Trap
[…] A linha de raciocínio desconstrutiva por trás de Operação Aranhas/Arapongas/ Arapucas - que compreende treze trípticos, cada um montado a partir de fotografias tiradas por três fotógrafos brasileiros (entre os quais a própria artista) em momentos e eventos específicos - é a da temporalidade das imagens. Treze fotos foram tiradas por José Inacio Parente (1942) na Passeata dos Cem Mil, realizada no Rio de Janeiro em 26 de junho de 1968. Outras treze foram tiradas por Rennó no Comício das Diretas Já, em Belo Horizonte, dia 24 de fevereiro de 1984. As últimas treze imagens foram capturadas pela Cia de Foto no Movimento Passe Livre em São Paulo, em 17 e 20 de junho de 2013. Todas as fotos registram importantes manifestações políticas no Brasil desde a época da ditadura civil-militar, e que, segundo a artista, “se parecem”. Rennó explica sua estratégia: “Para cada evento, escolho um padrão específico de papel de seda estampado - aquele tipo tradicional de papel que intercalava as páginas dos antigos álbuns de fotografias. Pode-se reconhecer cada um dos três eventos pela diferença nos padrões do papel de seda. Lentes e filtros fotográficos nos permitem vislumbrar rostos na multidão, em referência ao método usado pelos informantes da polícia militar (chamados ‘arapongas’) para identificar, nas fotos de manifestações ou de grupos de manifestantes, aqueles indivíduos considerados subversivos pela ditadura brasileira. […]
RANGEL, Gabriela. Três esquivas rumo ao arquivo de Rosângela Rennó (excerto de texto). In Rosângela Rennó: pequena ecologia da imagem. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021, pp. 117-127.
[...] The deconstructive line of thinking behind Operação Aranhas/Arapongas/ Arapucas—, which comprises 13 triptychs, each arranged from photographs made by three Brazilian photographers (including Rennó) at specific times and events—is the temporality of images. Thirteen photographs were taken by José Inácio Parente (1942) during the Passeata dos Cem mil [March of Hundred Thousand] in Rio de Janeiro, on June 26, 1968. Thirteen other photos were taken by Rennó during the Comício das Diretas Já [Direct Elections Now Rally] in Belo Horizonte on February 24, 1984. The last thirteen images by Cia de Foto were shot during the Movimento Passe Livre [Free Pass Movement] in São Paulo on June 17 and 20, 2013. All the photos documented major political demonstrations in Brazil, since the military dictatorship, which, according to the artist, “look similar.” Rennó explained her strategy: “To each event, I chose one specific pattern of embossed silk paper—the traditional type of interleaving of pages of old photo albums. The recognition of the three different events was possible due to the difference between the patterns of silk paper. Camera lenses and filters allow us to glimpse the faces in the crowd, a reference to the way the informants (the so-called ‘arapongas’) of the military police used to highlight the individuals considered subversive to the Brazilian dictatorship, in the photographs of rallies or groups of protesters. [...]
RANGEL, Gabriela. Three Sidesteps to Rosângela Rennó's Archive (text excerpt). In Rosângela Rennó: Little Ecology of the Image. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021, pp. 117-127.
Full text