Rosângela Rennó


Textos relacionados ao trabalho


Texts linked to the work Good Apples | Bad Apples

    […] A reprodução de informações visuais de circulação massiva pode revelar significados que se enraizaram no imaginário coletivo. Exibida acima da entrada, na fachada vermelha do edifício, está a silhueta negra de um homem em pose enfática. A imagem circulou amplamente por todo o mundo durante mais de cem anos, tanto em homenagem ao homem como nas suas críticas; muitos visitantes irão reconhecê-lo como Lenin. Dentro da galeria, ao nível do solo, está Good Apples/Bad Apples (2019), composto por mais de 800 fotografias emolduradas de monumentos erguidos ao líder soviético. Rennó descreve estas fotografias, resultado de um projeto de pesquisa de dois anos, como “observações baseadas no ato de coletar fotografias de estátuas de Lênin”. Mostram o que aconteceu aos monumentos ao longo dos anos, durante e após a queda da União Soviética. Cada imagem inclui notas manuscritas de Rennó e o desenho de uma maçã que lembra o logotipo da gigante tecnológica americana, um emblema do capitalismo. […]


    WERNECK, Sylvia. Rosângela Rennó (excerto de texto). In ArtNexus #116, 2021, pp. 100-101.
    […] The reproduction of massively-circulating visual information can tease out meanings that have taken root in the collective imaginary. Exhibited above the entrance on the building’s red façade is the black silhouette of a man in an emphatic pose. The image has circulated widely all around the world for more than one hundred years, both in the man’s honor and in his criticism; many visitors will recognize him as Lenin. Inside the gallery, at ground level, is Good Apples/Bad Apples (2019), comprised of more than 800 framed photographs of monuments erected to the Soviet leader. Rennó describes these photographs, the result of a two-year research project, as “observations based on the act of collecting photographs of statues of Lenin.” They show what happened to the monuments over the years, during and after the fall of the Soviet Union. Each image includes Rennó’s manuscript notes and the drawing of an apple resembling the American tech giant’s logo, an emblem of capitalism. […]


    WERNECK, Sylvia. Rosângela Rennó (text excerpt). In ArtNexus #116, 2021, pp. 100-101.


    Texto completo

    Full text