título de trabalho
work title
textos selecionados
selected texts
cabeça, corpus e membros, 2022
projeto terra de José Ninguém, 2021 projeto eaux des colonies, 2020-2021
good apples | bad apples, 2019-2023
lanterna mágica, 2012
Río-Montevideo, 2011/2016
corpo extranho africano, 2011
per fumum, 2010-2011
menos-valia [leilão], 2010
matéria de poesia, 2008-2013
febre do sertão, 2008
a última foto, 2006
apagamentos, 2004-2005
experiência de cinema, 2004
corpo da alma, 2003-2009
bibliotheca, 2002
espelho diário, 2001
série vermelha (militares), 2000-2003
cartologia, 2000
vera cruz, 2000
parede cega, 1998-2000
vulgo/texto, 1998
vulgo, 1997-2003
cerimônia do adeus, 1997/2003
cicatriz, 1996/2023
paisagem de casamento, 1996
hipocampo, 1995/1998
círculos viciosos (472 casamentos cubanos), 1995
imemorial, 1994
atentado ao poder, 1992
a bela e a fera, 1992
duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
as diferentes idades da mulher, 1991
obituários, 1991
paz armada, 1990/2021
anti-cinema, 1989
Rosângela Rennó
Textos relacionados ao trabalho
Texts linked to the work Good Apples | Bad Apples
[…] A reprodução de informações visuais de circulação massiva pode revelar significados que se enraizaram no imaginário coletivo. Exibida acima da entrada, na fachada vermelha do edifício, está a silhueta negra de um homem em pose enfática. A imagem circulou amplamente por todo o mundo durante mais de cem anos, tanto em homenagem ao homem como nas suas críticas; muitos visitantes irão reconhecê-lo como Lenin. Dentro da galeria, ao nível do solo, está Good Apples/Bad Apples (2019), composto por mais de 800 fotografias emolduradas de monumentos erguidos ao líder soviético. Rennó descreve estas fotografias, resultado de um projeto de pesquisa de dois anos, como “observações baseadas no ato de coletar fotografias de estátuas de Lênin”. Mostram o que aconteceu aos monumentos ao longo dos anos, durante e após a queda da União Soviética. Cada imagem inclui notas manuscritas de Rennó e o desenho de uma maçã que lembra o logotipo da gigante tecnológica americana, um emblema do capitalismo. […]
WERNECK, Sylvia. Rosângela Rennó (excerto de texto). In ArtNexus #116, 2021, pp. 100-101.
[…] The reproduction of massively-circulating visual information can tease out meanings that have taken root in the collective imaginary. Exhibited above the entrance on the building’s red façade is the black silhouette of a man in an emphatic pose. The image has circulated widely all around the world for more than one hundred years, both in the man’s honor and in his criticism; many visitors will recognize him as Lenin. Inside the gallery, at ground level, is Good Apples/Bad Apples (2019), comprised of more than 800 framed photographs of monuments erected to the Soviet leader. Rennó describes these photographs, the result of a two-year research project, as “observations based on the act of collecting photographs of statues of Lenin.” They show what happened to the monuments over the years, during and after the fall of the Soviet Union. Each image includes Rennó’s manuscript notes and the drawing of an apple resembling the American tech giant’s logo, an emblem of capitalism. […]
WERNECK, Sylvia. Rosângela Rennó (text excerpt). In ArtNexus #116, 2021, pp. 100-101.
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