site em reconstruçãosite under reconstruction

As Identidades Fotográficas em Rosângela Rennó 


Textos relacionados ao trabalho

  • Hipocampo


Texts linked to the work Hippocampus


    […] Em 1995, Rosângela Rennó apresentou a obra Círculos Viciosos (472 Casamentos Cubanos), formada por um par de círculos acrílicos, dispondo-se um sobre o outro. Dentro dos mesmos estão arranjados os negativos fotográficos de 472 casamentos e, como esses tendem a enrolar pela característica do próprio material, formam inúmeros pequenos círculos. Ao mesmo tempo em que a obra remete à repetição histórica do ritual do casamento, reitera a crítica da artista ao caráter vicioso e obsessivo do mesmo. Essas críticas serão retomadas por Rennó numa outra série a respeito do casamento, intitulada Cerimônia do Adeus, pertencente ao projeto Arquivo Universal, que abordaremos ao final do item Vidas Fotográficas. 

    Ao apresentar contos de fadas como pesadelos, ao tornar translúcidos os retratos de mulheres anônimas, ao embaralhar imagens de casamento, Rosângela Rennó abala um imaginário já há muito estabelecido. Por meio de suas apropriações, a artista apresenta figuras femininas como filtros de luz − ora translúcidas, ora obscurecidas − e imprime uma crítica ao esquecimento e ao desaparecimento social, mas também ao apagamento de si. [...]


    TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. As Identidades Fotográficas Em Rosângela Rennó (excerto de texto). In TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Figurações Feministas Na Arte Contemporânea Brasileira. Márcia X., Fernanda Magalhães e Rosângela Rennó. São Paulo: Editora Intermeios, 2021, pp. 150-236.


    Texto completo