site em reconstruçãosite under reconstruction

Seu espelho, um caleidoscópio

Her mirror, a kaleidoscope

Textos relacionados ao trabalho


Texts linked to the work Outrage against Power

    […] Se a linguagem abriga doses de violência amortizadas pela rotina, é nela que convém cavar brechas possíveis para se praticar denúncia, por meio do simples gesto de modificar ou suspender signos habituais. Com o intuito de descondicionar narrativas, Rosângela Rennó assumiu o jornalismo como mais um campo de pesquisa. Durante a Eco-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, sediada no Rio de Janeiro em junho de 1992, a artista acompanhou a pauta de jornais populares com linha editorial sensacionalista. Aquelas páginas seguiram veiculando predominantemente coberturas policiais, a despeito do evento, que ganhou pouca repercussão. 

    Rennó selecionou treze imagens de assassinatos publicadas naquele período, uma em cada dia. Todas documentavam de forma explícita um local de crime, onde figuram em primeiro plano cadáveres de homens e mulheres estendidos no chão. A instalação Atentado ao poder (1992), originada dessa sequência, apresenta uma composição em duas alturas que emula uma hierarquia social das notícias. No nível dos olhos, um letreiro adesivo estampa, com distinção de manchete, o termo “The Earth Summit” [A cúpula da Terra], uma menção à conferência e à sua audiência internacional. No rodapé da parede, portanto, bem abaixo, as fotografias dos tabloides são apoiadas lado a lado. Posicionadas na vertical, elas ratificam a tradição do retrato e refutam o formato horizontal geralmente usado em pautas desse gênero. Ao espacializar esses elementos, a artista situa a tensão desmedida entre as lutas para dignificar as vidas da população preta e pobre frente à “necropolítica” vigente no país, responsável por subjugar suas existências e as atrelar a narrativas de delito e morte. A experiência da obra é intensificada por lâmpadas de tubo verdes que saem de trás das imagens, gerando um halo, uma aura, ou simplesmente uma zona de contraluz, que abarca sensações físicas e metáforas de ofuscamento e cegueira diante do horror. […]


    MAIA. Ana Maria. Seu espelho, um caleidoscópio (excerto de texto). In Rosângela Rennó: pequena ecologia da imagem. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021, pp. 9-35.
    […] If language contains doses of violence to which routine unsensitizes us, it is in language itself that possible breaches can be opened to denounce that very same violence, and those breaches are opened up by the simple gesture of modifying or suspending usual signs. As such, Rosângela Rennó took journalism as another field of research with the intention of deconditioning its narratives. In Eco-92, The United Nations Conference on Environment and Development, held in Rio de Janeiro in June 1992, she followed the agenda of sensationalist tabloids. In those pages, the event gained little repercussion and police coverage was dominant. 

    Rennó selected thirteen images of murders published in that period, one a day. All of them explicitly documented crimes scenes in which corpses of men and women lay on the foreground. The installation Atentado ao poder [Attack on Power] (1992) originates from this sequence. Its two-layered composition emulates the social hierarchy of the news. At eye level, a sticker sign prints with headline lettering the term “The Earth Summit,” referring to the conference and its international audience. At the bottom of the wall, far below, the tabloid pictures are propped up side by side. Put up vertically, they refer to the portrait tradition and negate the horizontal format usually employed in this genre. By spatializing these elements, the artist reproduces the unbridled tension between a struggle to dignify the lives of the black and poor population and the “necropolitics” in force in Brazil, which was responsible for subjugating their existence and tying them to narratives of crime and death. The work’s experience is intensified by green tube lamps that come out from behind the images, generating a halo, an aura, or simply a backlight zone that encompasses the physical sensation and the metaphor of blindness in the face of horror. […]


    MAIA. Ana Maria. Her mirror, a kaleidoscope (text excerpt). In Rosângela Rennó: Little Ecology of the Image. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021, pp. 9- 35.


    Texto completo

    Full text