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Seu espelho, um caleidoscópio

Her mirror, a kaleidoscope

Textos relacionados ao trabalho

  • Hipocampo


Texts linked to the work Hippocampus

    […] Luzes e textos descritivos emulam atributos do fotográfico, mas, sobretudo, existem para afirmar e significar a ausência da fotografia. A opção por não mostrar certas imagens desponta como uma tentativa de quebrar um estado de anestesia e voltar às bases de uma política do olhar. Eis o raciocínio deflagrador do Arquivo Universal (1992-), o projeto mais longevo de Rennó, que, ainda em curso, aproxima-se de seus trinta anos. Nesse período, a artista tem constituído uma larga coleção de matérias de jornais que inserem, na descrição de histórias pessoais, referências à fotografia. Seu filtro capta passagens diversas, como “Os funcionários da Funai ficaram revoltados com o descaso da empresa, que enviou apenas uma relação de nomes, sem fotografias” ou “a mulher indiana, V., tirou de sua roupa a foto encardida”. Cada relato é diagramado para ganhar uma visualidade específica e tornar-se uma espécie de imagem mental, o que Rennó chama de “imagem latente”. Há diagramações simples, que promovem um ruído de fruição pelo simples fato de estarem em paredes, onde se costuma exibir obras pictóricas. 

    Há ainda a concepção de um ambiente imersivo para textos do Arquivo Universal em Hipocampo (1995-98). A instalação requer uma sala completamente fechada e dotada de um temporizador de luz. Quando iluminado por refletores potentes, o espaço parece vazio, apenas pintado do chão ao teto em um tom de amarelo. Quando o mecanismo é acionado, de minuto em minuto, o escuro revela existir, camuflada nas paredes e colunas, uma série de textos perspectivados com pigmento fosforescente, igualmente amarelado, mas reagente à luz. O hipocampo, parte do cérebro humano que dá nome à instalação, é responsável por organizar a memória, além de regular as emoções e comportamentos. Ao promover a experiência de um instante de aparição, seguido por um hiato propício à falta e à formulação, a obra procura demonstrar justamente a lembrança como um fenômeno que acontece entre a fisiologia dos corpos e sua exposição às vivências e aos enunciados. […]


    MAIA. Ana Maria. Seu espelho, um caleidoscópio (excerto de texto). In Rosângela Rennó: pequena ecologia da imagem. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021, pp. 9-35.
    […] Lamps and descriptive texts emulate photographic attributes, but they exist above all to affirm and signify the absence of photography. The choice of not showing certain images emerges as an attempt to break with a state of anesthesia and return to the foundations of a politics of the gaze. This is the reasoning behind Arquivo Universal [Universal Archive] (1992-) Rennó’s longest- running project, which is still in progress and approaching its 30th anniversary. During this period, the artist has been building up a large collection of newspaper articles in which references to photography are interspersed in the description of personal stories. Her filter captures quite diverse passages, such as “The Funai employees were outraged by the company’s carelessness, as only a list of names was sent, without photographs,” or “The Indian woman, V., pulled the grimy photo from between her clothes.”Each story is typeset to gain a specific visuality and become a kind of mental image, or what Rennó calls a “latent image.” Simple layouts promote a back noise of enjoyment by the simple fact of being set up on walls, where one usually exhibits pictorial works. 

    Hipocampo [Hippocampus] (1995- 98) brings in the concept of an immersive environment using texts from Arquivo Universal. The installation requires a completely enclosed room equipped with a light timer. When lit by powerful spotlights, the space appears empty and painted from floor to ceiling in a shade of yellow. When the lights are turned off—which happens every few minutes—darkness reveals on the walls and pillars a series of texts painted with phosphorescent pigment. They are also yellowish, but reactive to light. The hippocampus is a part of the human brain responsible for organizing memory, as well as regulating emotions and behavior. By promoting the experience of an instant apparition, followed by a hiatus conducive to absence and verbal formulation, the work seeks precisely to demonstrate how memory is a phenomenon that takes place in the interface between the physiology of the body and its exposure to experiences and statements. […]


    MAIA. Ana Maria. Her mirror, a kaleidoscope (text excerpt). In Rosângela Rennó: Little Ecology of the Image. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2021, pp. 9- 35.


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