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frutos estranhos, 2006  

Strange Fruits, 2006
animação de imagem fotográfica e som reproduzido em DVD player portátil ou iPad

two simultaneous videos, shown in portable DVD players, both based on the homonimous novel by João Guimarães Rosa, 1956


Frutos estranhos é uma série de vídeos em loop, realizados a partir da animação digital de imagens fotográficas – estáticas –, adicionando-lhes algum tipo de movimento e atribuindo-lhe um som específico. 

A série foi idealizada em 2006, navegando na contracorrente do videoclipe e das imagens vertiginosamente dinâmicas. Na série, cinco “imagens em movimento” aparentam ser tão estáticas quanto sua matriz fotográfica; apenas o som indica que algo acontece num tempo linear. O que há de especial nessas animações é que os movimentos são de tal maneira sutis e lentos que levam o espectador a duvidar de que algo esteja realmente acontecendo ou se modificando dentro do campo da imagem. 

O movimento exageradamente lento é difícil de ser apreendido, quando tentamos acompanhá-lo, com o olhar fixo na tela da imagem. No entanto, quando desviamos nosso olhar e o levamos de volta à tela, percebe-se que algo mudou na paisagem. Acompanhar a passagem do tempo através de uma imagem que parece imóvel, mesmo quando temos a presença e continuidade do som, se torna um desafio nesse experimento de percepção audiovisual. É ver e acreditar. Ou vice-versa.


Rosângela Rennó, 2006

Strange fruits is a series of videos in loop, made from the digital animation of photographs – therefore, static images –, adding to them some type of movement and assigning them a specific sound.

The series was created in 2006, surfing the counter-current of the video clip and dizzyingly dynamic images. In the series, five "moving images" appear to be as static as their photographic matrix; only the sound indicates that something happens in a timeline. What is special about these animations is that the movements are so subtle and slow that they lead the viewer to doubt that something is really happening or changing within the image field.

The exaggeratedly slow movement is difficult to be grasped, when we try to follow it, with our eyes fixed on the image screen. However, when we look away and take our gaze back to the screen, we notice that something has changed in the landscape. Monitoring the passage of time through an image that seems immobile, even when we have the presence and continuity of sound, becomes a challenge in this audiovisual perception experiment. It is seeing and believing. Or vice versa.


Rosângela Rennó, 2006





Menina, 2006
edição de vídeo: Paulo Galvão
edição de som: John Woo, Apavoramento
9 min

 Salto, 2006
edição de vídeo: Gustavo Vaz, Apavoramento
edição de som: DJ MPC
10 min

 Lagoa, 2006
edição de vídeo: Gustavo Vaz e Paulo Galvão
edição de som: DJ MPC
9 min

 Bananeira, 2006
edição de vídeo: Gustavo Vaz, Apavoramento
edição de som: DJ MPC
10 min

Cascata, 2006
edição de vídeo: Paulo Galvão
edição de som: DJ MPC
10 min

Girl, 2006
video editing: Paulo Galvão
sound editing: John Woo, Apavoramento
9 min

 Jump, 2006
video editing: Gustavo Vaz, Apavoramento
sound editing: DJ MPC
10 min

 Lagoon, 2006
video editing: Gustavo Vaz e Paulo Galvão
sound editing: DJ MPC
9 min

 Planting bananas (*), 2006
video editing: Gustavo Vaz, Apavoramento
sound editing: DJ MPC
10 min

 Waterfall, 2006
video editing: Paulo Galvão
sound editing: DJ MPC
10 min