work title
date
- câmera obtusa, 2022-2023
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cabeça, corpus e membros, 2022
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projeto terra de José Ninguém, 2021
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a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021
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projeto eaux des colonies, 2020-2021
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eaux des colonies (les origines), 2020-2021
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eaux des colonies (en construction), 2021
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Good Apples | Bad Apples, 2019-2023
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exercícios de 3D (transparência), 2019
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Hercule & Hippolyte, 2019
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Killing Che, 2019
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Brasil, 2019
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imagem persistente, 2019
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seres notáveis do mundo, 2018-2022
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nuptias, 2017-2023
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#rioutópico [em construção], 2017-2018
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bodas de porcelana, 2017
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bodas de prata, 2017
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imagem de sobrevivência, 2015
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operação Aranhas/ Arapongas/ Arapucas, 2014–2016
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círculo mágico, 2014/2016
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insólidos, 2014
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lanterna mágica, 2012
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Río-Montevideo, 2011/2016
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corpo extranho africano, 2011
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per fumum, 2010-2011
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menos-valia [leilão], 2010
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memory link, 2009-2010
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série turista transcendental, 2009-2024
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os três reinos de Nasca, 2011-2024
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método básico de assovio Gomero-Tupi, 2014-2016
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esperando..., 2010-2014
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mundo da lua, 2013
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eternidade a dois passos, 2013-2015
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mi mo, kokoro mo, 2012
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Yanğyin bosphoros, 2011-2012
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Kundalini Freedom, 2009-2011
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Uyuni Sutra, 2008 – 2011
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Anuloma-Viloma Azteca, 2010-2011
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bouk [ring/loop], 2006-2009
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Carrazeda+Cariri, 2009
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matéria de poesia, 2008-2013
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o profeta da negociação, 2008
- febre do cerrado, 2008
- febre do sertão, 2008
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si loin mais pourtant si près, 2008
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corpo da alma (o estado do mundo), 2006-2009
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brèd e[k/t] chocolat, 2006-2008
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frutos estranhos, 2006
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a última foto, 2006
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menos-valia [troca-troca], 2005/2007
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apagamentos, 2004-2005
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experiência de cinema, 2004
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corpo da alma, 2003-2009
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bibliotheca, 2002
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COOPA-ROCA: 17 artesãs, 2002
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espelho diário, 2001
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série vermelha (Militares), 2000-2003
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duplo V, 2000-2003
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cartologia, 2000
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Vera Cruz, 2000
- pés de Luanda, 1999
- parede cega, 1998-2000
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vulgo/texto, 1998
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sem título (mórmons), 1998
- vulgo, 1997-2003
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cerimônia do adeus, 1997/2003
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United States (série Mexicana), 1997
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cicatriz, 1996/2023
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sem título (thoughtograph), 1996/2021
- serie vermelha, 1996–1999
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paisagem de casamento, 1996
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hipocampo, 1995/1998
- antinômio II (frente), 1995-1996
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círculos viciosos (472 casamentos Cubanos), 1995
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in oblivionem, 1994-1995
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imemorial, 1994
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Heaven and Hell, 1994
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evaporação de sentido, 1993-1994
- candelária, 1993
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coleção privada, 1992-1995
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olho privado, 1992-1995
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atentado ao Poder, 1992
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a bela e a fera, 1992
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primários, 1992
- duas lições de realismo fantástico, 1991/2015
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a identidade em jogo, 1991
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as diferentes idades da mulher, 1991
- paz armada, 1990/2021
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espelhos pensantes, 1990/2021
- o cidadão sem qualidade, 1990/2021
- qualidades de cidadão, 1990
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anti-cinema (fotogramas), 1989
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anti-cinema (discos), 1989
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pequena ecologia da imagem, 1988
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contos de bruxas, 1988
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Alice (analógica), 1987
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autorretrato com a Rolleiflex do meu pai, 1986
frutos estranhos, 2006
Strange Fruits, 2006A série foi idealizada em 2006, navegando na contracorrente do videoclipe e das imagens vertiginosamente dinâmicas. Na série, cinco “imagens em movimento” aparentam ser tão estáticas quanto sua matriz fotográfica; apenas o som indica que algo acontece num tempo linear. O que há de especial nessas animações é que os movimentos são de tal maneira sutis e lentos que levam o espectador a duvidar de que algo esteja realmente acontecendo ou se modificando dentro do campo da imagem.
O movimento exageradamente lento é difícil de ser apreendido, quando tentamos acompanhá-lo, com o olhar fixo na tela da imagem. No entanto, quando desviamos nosso olhar e o levamos de volta à tela, percebe-se que algo mudou na paisagem. Acompanhar a passagem do tempo através de uma imagem que parece imóvel, mesmo quando temos a presença e continuidade do som, se torna um desafio nesse experimento de percepção audiovisual. É ver e acreditar. Ou vice-versa.
Rosângela Rennó, 2006
The series was created in 2006, surfing the counter-current of the video clip and dizzyingly dynamic images. In the series, five "moving images" appear to be as static as their photographic matrix; only the sound indicates that something happens in a timeline. What is special about these animations is that the movements are so subtle and slow that they lead the viewer to doubt that something is really happening or changing within the image field.
The exaggeratedly slow movement is difficult to be grasped, when we try to follow it, with our eyes fixed on the image screen. However, when we look away and take our gaze back to the screen, we notice that something has changed in the landscape. Monitoring the passage of time through an image that seems immobile, even when we have the presence and continuity of sound, becomes a challenge in this audiovisual perception experiment. It is seeing and believing. Or vice versa.
Rosângela Rennó, 2006