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a imortalidade ao nosso alcance, 2020-2021

Immortality Within Our Reach, 2020-2021
76 produtos de marcas variadas, vitrine em madeira 
e vidro, e vinil adesivo jateado
195 x 75 x 20 cm

76 products from various brands, display window on wood 
and glass, and sandblasted vinyl adhesive 
195 x 75 x 20 cm

©Filipe Berndt
©Filipe Berndt
© Thiago Barros

© Thiago Barros
© Thiago Barros


A humanidade vive hoje emersa numa gigantesca sociedade de consumo onde milhares (ou milhões...) de empresas disputam nosso olhar, diariamente, nas ruas, nas farmácias, nos supermercados, nas lojas multimarcas, oferecendo-nos seus produtos em belos invólucros, cuidadosamente elaborados para seduzir e cativar seus consumidores.

Muitas embalagens de produtos contêm retratos de pessoas como nós, em geral olhando para o espectador/consumidor: o sorriso no rosto e a fisionomia que transmite confiança produzem a empatia à primeira compra. Se o retratado que nos olha é o patriarca da empresa, o vínculo da confiança passa pela tradição; se ele é um modelo contratado para embelezar o invólucro do produto, está criada ali a identificação total com a imagem que o consumidor terá quando a compra for consumada, como se milhões de espelhos estivessem instalados em todas as prateleiras das lojas, em todo o mundo.

Se as pessoas comuns retratadas nos rótulos e embalagens já conquistaram um certo grau de imortalidade, pela notoriedade e pela repetição do próprio retrato, nada melhor do que consumir aquilo que elas representam e que está ao alcance das nossas mãos. Talvez um pouco daquela graça alcançada recaia sobre nós, consumidores. A chave da felicidade e da vida, ambas eternas, está logo ali…


Rosângela Rennó, 2021
Humanity today is immersed in a gigantic consumer society where thousands (or millions?) of companies fight for our eyes, every day, in the streets, in pharmacies, supermarkets, multi-brand stores, offering us their products in beautiful wrappings, carefully designed to seduce and captivate their consumers.

Many product packages contain portraits of people like us, usually looking at the viewer/consumer: the smile on the face and the physiognomy that expresses confidence produce empathy at the first purchase. If the person looking back at us is the patriarch of the company, the bond of trust passes through tradition; if he is a model hired to embellish the product's wrapping, the total identification with the image that the consumer will have when the purchase is consummated is created there, as if millions of mirrors were installed on all store shelves, all over the world.

If the ordinary people portrayed on labels and packaging have already achieved a certain degree of immortality, through notoriety and the repetition of the portrait itself, there is nothing better than consuming what they represent and that is within reach of our hands. Perhaps a little of that achieved grace falls to us, the consumers. The key to happiness and life, both eternal, is right there…


Rosângela Rennó, 2021