2005 – 510117385 – 5, 2008 – 2009

conceito de Rosângela Rennó
projeto gráfico de Rosângela Rennó e Flávia Castanheira
reproduções digitais de Cesar Barreto
português e inglês (versão em inglês de Barbara Harrington e Oswaldo Costa)

versão álbum:

51 placas impressas a jato de tinta em papel de algodão em uma caixa de papelão/couro
47 x 60 x 5 cm (livro fechado)
44 x 58 cm (cada placa)

edição de 10* + 2 a.p. e uma cópia/protótipo de exposição [assinada e numerada]

versão offset: 

capa dura com título/nome do autor em relevo
34,5 x 29 cm (fechado) | quatro cores | 232 pp.
edição de 500 [numerada]

concept by Rosângela Rennó
graphic design by Rosângela Rennó and Flávia Castanheira
digital reproductions by Cesar Barreto
Portuguese and English (English version by Barbara Harrington and Oswaldo Costa)

albun version:

51 plates printed in inkjet on cotton paper in a cardboard/leather box 
47 x 60 x 5 cm (book closed)
44 x 58 cm (each plate)

edition of 10* + 2 a.p. and one exhibition copy/prototype [signed and numbered]

comercial version:

hard cover with title/author’s name embossed
34,5 x 29 cm (closed) | four colours | 232 pp.
edition of 500 [numbered]



Entre 2 de abril e 24 de julho de 2005, foram furtados 946 objetos, entre os quais 751 fotografias, do Serviço de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional. Não havia sinais de arrombamento. Os autores atuaram de forma subtil, escolhendo autores e temas, esvaziando álbuns e substituindo fotografias para que o crime só fosse descoberto algum tempo depois. A investigação criminal, com o número de processo 2005-510117385-5, terminou, mas os autores do roubo continuam impunes. Apenas 101 das fotografias roubadas foram recuperadas. Todas mutiladas, porque os criminosos utilizaram vários métodos para apagar as marcas de registo de propriedade da Biblioteca.

Com base nas fotografias que foram devolvidas à Biblioteca Nacional após o roubo, o livro de artista foi desenvolvido em 2 formatos diferentes: um álbum em grande formato, edição de 12 exemplares, para colecionadores e uma versão em offset, edição de 500 exemplares numerados, distribuída pelas bibliotecas públicas. 2005-510117385-5 não é um fotolivro, mas sim um livro sobre um roubo de fotografias; o “leitor” tem acesso apenas à legenda descritiva de cada imagem, que permanece inédita: um convite à reflexão sobre o tema do vandalismo, sobre a perda de património cultural e sobre a amnésia histórica.

Rosângela Rennó, 2023
Sometime between April 2 and July 24, 2005, 946 items, among them 751 photographs, were stolen from the Iconography Department of Fundação Biblioteca Nacional [National Library Foundation]. There were no signs of forced entry. The perpetrators worked subtly, choosing authors and themes, emptying albums, and substituting photographs so that the crime would only be discovered some time afterwards. The criminal investigation-file number 2005-510117385-5- was over but those who masterminded the theft remain unpunished. Only 101 of the stolen photos have been recovered. All mutilated, because the criminals employed several methods to erase the Library's property registration marks.

Based on the photographs that were returned to the National Library after the theft, the artist book was developed in 2 different formats: an album in large format, edition of 12 copies, for collectionists and an offset version, edition of 500 numbered copies, distributed amongst public libraries. 2005-510117385-5 is not a photobook but, rather, a book about a theft of photos; the 'reader' can access only the descriptive caption of each image, which remains unseen: an invitation to reflect on the subject of vandalism, on the loss of cultural patrimony, and on historical amnesia.


Rosângela Rennó, 2023