título do trabalho
work title
data
date

colonial crime cabinet, 2024


o militar, o missionário, o comerciante, o agricultor, o médico e a mulher

seis impressões em papel Innova IFA22, 100% algodão, 315gr, pintadas com tinta vinílica e aplicações de chumbo pintado com ouro

200 x 74; 200 x 74; 200 x 68; 200 x 68; 200 x 69; 200 x 83 cm

Total 200 x 440 cm
the military, the missionary, the commerciant, the agricultor, the physical doctor and the woman

six inkjet prints on Innova IFA22 100% cotton paper 315 gr, painted-in with applications of lead painted in gold

200 x 74; 200 x 74; 200 x 68; 200 x 68; 200 x 69; 200 x 83 cm

Total 200 x 440 cm

© Aad Hoogendoorn
© Aad Hoogendoorn
© Aad Hoogendoorn

Esta peça foi criada para a Capela dos Príncipes, onde está sepultado o primeiro Príncipe de Orange-Nassau, antecessor da Casa Real dos Países Baixos, juntamente com outros membros da família Nassau. O políptico de Rennó tem como ponto de partida o Monumento ao Esforço Colonizador Português, projetado por Sousa Caldas e Alferes Alberto Ponce de Castro por ocasião da Exposição Colonial de 1934 no Porto. Erguido durante o Estado Novo, que glorificou o passado colonial português, o monumento sintetiza o espírito nacionalista de extrema-direita da época, exaltando a autoridade e equiparando a cidadania ao serviço da nação. 

Foram escolhidas seis figuras para encarnar o “esforço colonizador”: o comerciante, o agricultor, o missionário, o soldado, o médico e uma mulher, representativa de toda uma classe de cidadãos secundários cuja existência se reduz a cuidar da nação. Rennó cria um friso fotográfico ao retirar estas figuras do seu pedestal, utilizando mais uma vez a folha de ouro para chamar a atenção para o seu simbolismo e para os perigos de esquecer os danos da história.

 Ileana Selejan, 2024
This piece was created for the Princes’ Chapel, where the first Prince of Orange-Nassau, predecessor for the Royal House of The Netherlands is buried alongside other members of the Nassau family. Rennó’s polyptych takes as its starting point the Monument to the Portuguese Colonizing Effort which was designed by Sousa Caldas and Alferes Alberto Ponce de Castro on the occasion of the Colonial Exhibition of 1934 in Porto. Erected during the Estado Novo which glorified Portugal’s colonial past, the monument encapsulates the era’s far-right nationalist ethos by extolling authority, equating citizenship with service to the nation. 

Six figures were chosen to embody the ‘colonizing effort’: the merchant, the farmer, the missionary, the soldier, the physician and a woman, representative of a whole class of secondary citizens whose entire existence is reduced to nurturing the nation. Rennó creates a photographic frieze by removing these figures from their pedestal, using gold leaf yet again to draw attention to their symbolism and the dangers in forgetting the harms of history.
 
Ileana Selejan, 2024